
O surto infeccioso na Cadeia Pública de Altos, de origem ainda não divulgada oficialmente pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), fez a terceira vítima nesta sexta-feira (22). O apenado identificado como Jefferson Linhares Silva, morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A informação foi confirmada ao Piauihoje.com pela assessoria de comunicação da unidade hospitalar.
Agora são três os mortos da CPA, Francisco Wellington, Martoniel e Jefferson. Outros 20 reeducandos seguem internados tanto no HUT como na UPA do bairro Satélite e no Hospital Natan Portella (antigo HDIC), em Teresina.
NOTA - SEJUS
A Secretaria de Estado da Justiça informa que o detento Jeferson Linhares Silva faleceu nesta sexta-feira (22), em decorrência de um agravamento no seu quadro de saúde. O detento estava internado no Hospital de Urgências de Teresina (HUT), desde o dia 18/05.
Entenda o caso
Pelo menos 48 apresentaram variados sintomas de infecções no dia 7 de maio. Uns tinham edemas e colúria (urina escura). Dois deles testaram positivo para leptospirose e um terceiro está com hepatite A.
De acordo com exames realizados sob o comando da Secretaria Estadual de Saúde - Sesapi, a água contaminada é a provável causa da intoxicação dos presos. Laudo preliminar apontou presença de coliformes fecais e urina de rato na água que os presos consomem diariamente.
O relatório técnico foi apresentado ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) em reunião por videoconferência que contou com a participação do secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson. Até agora, ninguém foi ouvido ou responsabilizado pelo caso.
Denúncia
A Cadeia Pública de Altos é o presídio mais novo do Piauí. Foi inaugurado em 23 de setembro do ano passado. É moderna, tem 603 vagas e foi projetada para abrigar presos provisórios. Atualmente 700 internos estão privados de liberdade lá.
Familiares e advogados dizem que não estão sendo informados sobre o estado de saúde dos detentos, tampouco estão sendo avisados das internações em hospitais de Teresina. Afirmam também não estão podendo levar alimentos e produtos de higiene pessoal para os detentos durante a pandemia do novo coronavírus.
A Secretaria de Justiça vinha permitindo o contato de parentes por videoconferência, mas quando o preso começava a falar que estava se sentindo mal, a ligação era encerrada.
Na última segunda-feira (18), mães, pais, cônjuges e amigos de presos realizaram um protesto em frente ao Palácio de Karnak e pediram a queda e punição da atual diretoria da CPA.
Ouça a denúncia no áudio a seguir:
WhatsApp Audio 2020-05-21 at 18.41.36 (online-audio-converter.com).mp3
Notícias relacionadas
Sinpoljuspi diz que 130 presos da Cadeia Pública de Altos apresentaram problema de saúde
Vídeo mostra preso da Cadeia de Altos sendo coagido a falar que está sendo bem tratado
MP-PI acompanha investigação sobre infecção misteriosa na Cadeia Pública de Altos
MP-PI acompanha investigação sobre infecção misteriosa na Cadeia Pública de Altos
IML recolhe corpo de detento do sistema penitenciário do Piauí; 3 mortes em seis dias
Morre mais um detento no HUT; família não foi avisada que ele estava internado
Preso por fraude licitatória testa positivo para Covid-19 na Penitenciária Irmão Guido
Familiares protestam em frente ao Karnak após morte de detento da Cadeia de Altos
Detento da Cadeia Pública de Altos morre no HUT com pneumonia e insuficiência renal
Infecção atinge 48 detentos da Cadeia Pública de Altos e são testados para o coronavírus
Sindicato pede instalação de hospital de campanha na Casa de Custódia para tratar presos com Covid
Covid-19: Juiz prorroga prisão domiciliar de presos do regime semiaberto no Piauí
Vídeos de presos denunciam torturas, agressões e maus tratos na Cadeia de Altos
Ex-detento está ameaçado de morte após denunciar torturas na Cadeia Pública de Altos
Mais um detento da Penitenciária Irmão Guido testa positivo para o novo coronavírus
Laudo aponta contaminação da água na Cadeia Pública de Altos; 1 detento morreu