
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) disse que o Projeto de Lei (PL) nº 2.858/2022, que propõe anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, é um "completo absurdo". "Não dá pra livrar aqueles que pediram golpe de Estado, que queriam a morte de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes", disse o parlamentar, em publicação nas redes sociais.
"A democracia é o regime político que garante a liberdade e a dignidade da pessoa humana com respeito às decisões tomadas pela maioria. É assim que funciona, é assim que tem de ser. Como é que podemos garantir a democracia se as pessoas não respeitarem os resultados das eleições? Se elas fizerem como fez o ex-presidente Bolsonaro, que passou toda uma gestão articulando forças contra a democracia, investindo contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Congresso, articulando junto as forças armadas um golpe de Estado, imobilizando populares para invadir as sede dos três poderes. A lei tem que ser aplicada com rigor, a democracia não pode ser um sistema frouxo, que não se defende. Para que ela sobreviva, ela não pode acalentar aqueles que não aceitam as suas regras básicas, dentre elas, o respeito ao resultado das eleições, onde o povo decide o que quer para o país", afirmou Merlong Solano.
Nesta semana, o líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados, deputado Sóstenes Cavalcante, protocolou o requerimento para que o projeto da anistia tramite em regime de urgência. A proposta foi apresentada com 262 assinaturas válidas a favor de levar o tema a plenário.
Leia mais:
Anistia para golpistas: veja os deputados a favor de acelerar tramitação do projeto
Urgência para votação da anistia dos presos do 8 de janeiro tem 257 assinaturas
Líder do PT critica deputados da base que apoiam urgência do PL da Anistia
PL protocola requerimento de urgência para o projeto da anistia
Governo Lula intensifica articulação para barrar urgência do PL da Anistia na Câmara