
O requerimento para que o projeto de lei que concede anistia aos presos dos atos golpistas de 8 de janeiro tramite em regime de urgência conseguiu 257 assinaturas, maioria absoluta de deputados federais, necessárias para que o texto seja protocolado. A informação foi anunciada nessa quinta-feira (10), pelo deputado Sóstenes Cavalcante, líder do Partido Liberal na Câmara dos Deputados.
Entre os partidos dos deputados que apoiam a proposta estão o Partido Liberal, Partido Progressistas e Republicanos, além de partidos que integram a base governista, como União Brasil e Movimento Democrático Brasileiro.
Quanto à bancada piauiense na Câmara, apenas os deputados Átila Lira e Júlio Arcoverde, ambos do Progressistas, apoiaram a proposta. Os outros deputados piauienses ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas a expectativa é que os deputados do Partido dos Trabalhadores (Francisco Costa, Merlong Solano, Flávio Nogueira e Florentino Neto) votem de forma contrária à proposta.
Próximos passos
Responsável pela articulação da proposta, Sóstenes Cavalcante disse ao Metrópoles que irá submeter o pedido oficialmente na reunião de líderes prevista para 24 de abril.
Pelo cronograma do líder do PL, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), teria de pautar o requerimento em 29 ou 30 de abril. Se aprovada a urgência, o mérito do projeto poderia ser votado diretamente no plenário.