Política

SECA

Franzé busca apoio do Ministério Público para agilizar transposição do Rio São Francisco

Franzé se reuniu com representantes do MP para discutir soluções para a seca no Piauí

Da Redação

Quinta - 25/09/2025 às 11:10



Foto: Divulgação ​Franzé discute transposição do Rio São Francisco com Ministério Público
​Franzé discute transposição do Rio São Francisco com Ministério Público

O deputado estadual Franzé Silva (PT) se reuniu, nessa quarta-feira (24), com representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) para tratar do problema da seca que afeta grande parte do estado. A reunião contou com a presença da procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra, e da promotora de justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).

Durante o encontro, o deputado destacou que desde 2024 tem buscado alternativas para garantir água potável à população do semiárido piauiense. O foco de Franzé Silva é a transposição do Rio São Francisco para o Piauí, cujo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social foi iniciado em julho.

“Com muita luta, conseguimos tirar a transposição da gaveta e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social foi iniciado, em julho, e está em andamento. Foram várias reuniões com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Presidência da República e a bancada federal. Vamos intensificar o trabalho, para agilizar a obra”. 

O deputado também anunciou que realizará audiências públicas nos 24 municípios diretamente beneficiados pela transposição, além de cidades beneficiadas indiretamente, com início previsto para o início de outubro. O objetivo é ouvir as populações locais, conhecer suas realidades e buscar apoio para cobrar a execução da obra.

“No início de outubro, vamos começar as audiências, para ouvir as populações locais, conhecer suas realidades e pedir apoio para cobrar a obra”, assinala Franzé. 

Durante o encontro com o MP-PI, foram discutidas medidas para mapear os problemas do abastecimento de água no estado e soluções que garantam acesso à água potável e ao saneamento básico.

 Entre as propostas apresentadas está a possibilidade de firmar um pacto entre órgãos e instituições para acompanhar a implementação das metas do Novo Marco do Saneamento, garantindo monitoramento e eficácia nas ações.

A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a garantia de acesso à água e o enfrentamento da seca no Piauí, buscando soluções integradas entre governo, órgãos de controle e população.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: