Saúde

Atendimento humanizado

Piauí vai oferecer terapias alternativas por meio do SUS

Pacientes terão acesso a tratamentos como acupuntura, fitoterapia, yoga, meditação e arteterapia

Quinta - 25/09/2025 às 18:03



Foto: Natrilhas Meditação
Meditação

A rede pública de saúde do Piauí vai passar a oferecer tratamentos como acupuntura, fitoterapia, yoga, meditação e arteterapia. A medida faz parte da nova Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPICS), aprovada pelo governo do estado.

O objetivo da Secretaria Estadual da Saúde é implantar essas terapias em todo o estado, com foco especial na atenção primária, como forma de prevenção de doenças, promoção da saúde e recuperação dos pacientes.

De acordo com a portaria assinada nesta quinta-feira, 25, o Piauí vai ter uma coordenação estadual específica para organizar e expandir essas práticas, haverá capacitação de profissionais de saúde para atendimento qualificado e a inclusão dessas opções no atendimento digital por meio do Piauí Saúde Digital. Também será feita a distribuição de fitoterápicos e medicamentos homeopáticos pelo SUS, e monitoramento para garantir a qualidade e segurança de todos os tratamentos oferecidos.

A nova política também prevê a participação popular, com espaços para que usuários e trabalhadores possam contribuir com sugestões e acompanhar a implementação das práticas. ““Esse é um passo histórico para a saúde pública do Piauí. Vem para somar ao cuidado tradicional, oferecendo à população um atendimento mais humanizado, que respeita os saberes populares e valoriza a prevenção. Nosso compromisso é garantir que essas práticas estejam cada vez mais presentes na rede de saúde, beneficiando tanto usuários quanto trabalhadores do SUS”, destaca a coordenadora de Práticas Integrativas da Sesapi, Samara Sousa.

A expectativa é que, com a nova política, os usuários do SUS no Piauí tenham acesso a um cuidado mais completo, que alia os conhecimentos da medicina tradicional com terapias que valorizam a prevenção e o bem-estar integral.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: