
Teresina recebe, de 26 a 28 de setembro, o espetáculo “Traidor”, encenado pelo ator Marco Nanini e dirigido por Gerald Thomas. Na peça, o protagonista conduz o público por uma viagem psicológica sobre dilemas do mundo contemporâneo. Serão três sessões no Teatro Sesc Cajuína: sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Os ingressos estão à venda no site I9 Tickets, com meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei.
Com patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil, o espetáculo traz como personagem o indivíduo moderno, representado por um ator que reflete sobre si e seu tempo. Escrita por Gerald Thomas diretamente para Marco Nanini, a peça leva o espectador através do fluxo de consciência humana, em uma espécie de delírio psicológico composto por cenas imagéticas e fabulosas.
Em cena, Nanini interpreta um personagem isolado em uma ilha, acusado injustamente, que dialoga com sua própria consciência e reflexões sobre o passado, presente e futuro. A atração propõe uma reflexão sobre as transformações do mundo contemporâneo, como o trauma pós-pandêmico e revolução digital com as inteligências artificiais, e aborda o virtual substituindo o mundo real em diversas escalas mundo afora.
Além de Marco Nanini, o elenco é formado por Hugo Lobo, Ricardo Oliveira, Romulo Weber e Wallace Lau. A montagem tem concepção visual do próprio Gerald Thomas, com figurinos de Antonio Guedes, iluminação de Wagner Pinto e a cenografia de Fernando Passetti.
Marco Nanini em peça no Teatro Sesc Cajuína
Marco Nanini e Gerald Thomas são dois dos maiores artistas do Brasil e seus trabalhos assumem compromisso com a arte e a estética, sem deixar de promover o interesse e diálogo com o grande público. “Traidor” estreou em novembro de 2023 no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), com sucesso de público e repercussão na mídia.
Em Teresina, a sessão do domingo (28) será acessível com intérprete em Libras, oportunidade para pessoas com deficiência terem acesso ao conteúdo do espetáculo. A inclusão e a diversidade fazem parte das iniciativas da CAIXA no apoio, patrocínio e incentivo à cultura. O banco também promove práticas culturais em espaços próprios. que possibilitam interação e troca de saberes. Ao todo, são sete unidades da CAIXA Cultural espalhadas pelo Brasil há 45 anos.
Oficina Introdução à Produção Teatral:
Além das apresentações, o projeto oferecerá uma Oficina de Introdução à Produção Teatral, para artistas e aspirantes das artes cênicas. O treinamento será realizado pelo produtor e empresário Fernando Libonati, no sábado (27), de 10h às 14h, no SESC Cajuína, com objetivo de contribuir para a formação de novos profissionais da economia criativa. Serão 30 vagas para público maior de 18 anos. Interessados devem fazer a inscrição gratuitamente pelo link disponibilizado na bio do Instagram @espetaculotraidor.
Patrocínio Cultural:
O espetáculo “Traidor” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília. A programação
de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que conta com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Fonte: Ascom
