Verbo

Verbo

BELEZA PIAUIENSE

Perca o fôlego com a beleza exuberante do Canyon do Rio Poty

Essa formação geológica é resultado da passagem do Rio Poty por uma fenda na Serra da Ibiapaba, no Ceará

Cintia Lucas

Terça - 03/02/2026 às 14:44



Foto: Cintia Lucas A navegação pelo Canyon do Rio Poty é uma experiência encantadora
A navegação pelo Canyon do Rio Poty é uma experiência encantadora

O Piauí abriga um dos destinos turísticos mais incríveis do Nordeste: o Canyon do Rio Poty. Localizado geograficamente no município de Buriti dos Montes, região Norte do Piauí, ele oferece uma aventura encantadora com um passeio de seis quilômetros de navegação, 12 ao total contando com a volta, entre paredões que chegam a, aproximadamente, 60 metros de altura.

Pedras que formam figuras

Pelo caminho, o turista se depara com um cenário único. A brisa é leve, a água é cristalina e revigorante, os pássaros são coloridos e ainda há a oportunidade de se ver a luta dos peixes pelo alimento e o jacaré tomando banho de sol. As pedras gigantes atiçam a nossa imaginação e podem formar figuras como animais, rostos humanos, entre muitos outros.

A água é limpa e refrescante

Essa formação geológica é resultado da passagem do Rio Poty por uma fenda na Serra da Ibiapaba, no Ceará, criando um cenário de tirar o fôlego. O acesso ao canyon é pela cidade de Castelo do Piauí, distante 240 Km da capital Teresina, pela BR-343 e PI-115.

Há rica biodiversidade 

Rubens Rocha, condutor de visitantes, considera o canyon um oásis nordestino. “Temos a oportunidade de ver também gravuras rupestres nos paredões. Elas ficam no Nazareth, uma propriedade privada. São cerca de 3 km de gravuras rupestres nos dois paredões, é um local repleto, considerado um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil. Muito lindo também para se conhecer”, disse o condutor.

Ao chegar a Castelo do Piauí, o turista segue por mais 50 Km em uma estrada asfaltada e bem-sinalizada até chegar ao píer onde estão as embarcações. O passeio tem uma parada para banho nas águas refrescantes, entre os paredões. Qualquer pessoa pode participar do passeio, desde que esteja usando um colete salva-vidas, de uso obrigatório, que já está incluso no pacote.

Antes, é importante fazer a reserva com um guia que irá orientar sobre os procedimentos. Em Castelo, há diversas opções de hotéis e uma pousada mais afastada da cidade. O guia também pode organizar o transfer até o canyon. Há várias empresas de ônibus que fazem a rota saindo de Teresina para Castelo.

Igreja na praça central de Castelo do Piauí

Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: