Economia

Feira do Turismo da Cacimba Velha está consolidada, mas precisa de apoio efetivo do poder público

"A feira na praça é só um ponte de atração de pessoas para conhecerem nossa rica e bela Zona Rural.

Terça - 12/03/2019 às 00:03



Foto: Teresinha Ferreira Feira de Turismo Rural
Feira de Turismo Rural

A Feira do Turismo Rural da Cacimba Velha está consolidada, mas precisa de investimentos e apoio efetivo tanto do setor público quanto da iniciativa privada. Isso é o que garante a economista Teresinha Ferreira, idealizadora do projeto e uma das organizadoras do evento mensal.

Feira de Turismo Rural

Panorâmica da Praça em dia de Feira

Quem conhece, a feira sabe que nela ainda é incipiente a participação de órgãos públicos e de instituições e entidades responsáveis por projetos de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Feira de Turismo Rural

Apresentação da Banda Sanfônica

"A feira na praça é só um ponte de atração de pessoas para conhecerem nossa rica e bela Zona Rural. A ideia é que, a partir dela, podemos ir para um roteiro turístico com visitas a vários povoados, propriedades e restaurantes", diz a economista.

Na região da Cacimba Velha também existem muitos pontos de contato direto com a natureza e contemplação das belezas. Também há espaços para realização de atividades esportivas, culturais e de lazer. 

A feira abre um variado leque de oportunidades. É um ponto para descoberta de talentos em várias áreas, como na culinária, no artesanato, na música, pintura e outras artes. Além disso, gera renda e ajuda a manter o sustento de pequenos agricultores e suas famílias. 

"De alguma forma ela ajuda no desenvolvimento das pessoas, do lugar e mantém nossas tradições", diz o agrônomo Francisco Guedes, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa no Piauí - Fapepi, um dos entusiastas da feira.

POTÊNCIAL INEXPLORADO- Teresina tem grande potencial econômico no setor rural ainda inexplorado. A cidade tem a vantagem de ser uma das poucas capitais que ainda têm vasta área rural. Mais de 80% do território do município é zona rural.

"Temos de aproveitar isso para garantir melhor qualidade de vida para todos que moram aqui", diz o vereador Venâncio Cardoso, que esteve na feira neste domingo (10.03). Ele é o atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e se diz empolgado com esse tipo de projeto.

HISTÓRIA - A Feira do Turismo Rural da Cacimba Velha foi idealizada como um projeto piloto para preservar a cultura e incentivar o desenvolvimento socioeconômico nos povoados e comunidade rurais de Teresina, fomentando a aqricultura familiar, buscando uma produção regular.

Feira de Turismo Rural

Primeira Feira com a presença do Governador Welligton Dias

Aberta oficialmente em 22 de abril de 2017, pelo governador Wellington Dias, as 20 edições da feira tiveram muitas falhas por falta de recursos. Um dos pontos cruciais para alavancat o projeto é divulgar o evento,  como mais uma oportunidade para os teresinenses de comercialização e de lazer. Não é fácil  e dá muito trabalho para os organizadores e participantes.

Feira de Turismo Rural

Arquiteta Gorete Mendes, grande apreciadora do evento, com economista Teresinha  Ferreira 

Quase todas as pessoas envolvidas no projeto são de baixa renda. Alguns donos sítios na área (pequenos produtores) ajudam na organização. Mas não há uma infraestrutura adequada.

Feira de Turismo Rural

Sitio Tabuk, propriedade que está sendo preparada para o ecoturismo

Para se ter ideia das dificuldades, basta observar que, no lugar onde a feira é realizada não existem banheiros para os participantes. Os produtos são expostos em toalhas plásticas na calçada ou em mesas no pequeno espaço da Pracinha da Igreja da Cacimba Velha, uma das comunidades mais antigas e tradicionais da Zona Rural de Teresina.

Feira de Turismo Rural

Momentos de descontração

"No inverno, tem muita lama e, no verão, o sol atrapalha. É tudo muito improvisado, mas está dando certo", diz Antônia Pereira dos Santos, "Dona Toinha", 54 anos, presidente da Associação de Moradores da Serra do Gavião e uma das participantes da feira.

Os organizadores dizem que as coisas estão  melhorando. Eles agradecem o apoio de algumas pessoas e dirigentes de órgãos públicos. Na última edição da feira, realizada neste domingo (10), o Governo do Estado e a Prefeitura se mostraram mais presentes.

Feira de Turismo Rural

Turista prestigiando a Feira

Além de turistas e visitantes da iniciativa privada, como os participantes de uma excursão da Miraceu Turismo,  prestigiaram a feira deste domingo (10.03) a goverdora em exercício, Regina Sousa, o líder do governo na Assembleia, deputado Francisco Limma, o vereador Venâncio Cardoso (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico), o presidente da Fapepi, Francisco Guedes.

Feira de Turismo Rural

A Vice-Governadora  Regina Sousa com os expositores da Fazenda da Paz

Também marcaram presença, o ex-deputado federal Jesus Rodrigues, e o economista e escritor Eneas Barros, diretor de Turismo da Semdec. Todos eles garantiram que vão dar mais apoio ao projeto.

Feira de Turismo Rural

Autoridades do estado e da prefeitura prestigiando a Feira do Turismo Rural

AGRADECIMENTOS - Algumas pessoas sempre incentivam e prestigiam o evento. "Entre essas pessoas, destaco o secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, a vice-governadora Regina Sousa, a suplente de senadora Rosário Bezerra, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes e sua esposa Edna; o deputado Francisco Limma, a jornalista Rejane Tavares, os professores Adeodato (Coorios) e David Reis, o Célio Barbosa e seu pessoal da Fazenda da Paz. Todas essas pessoas, de alguma forma, nos ajudaram chegar até aqui. Somos muito gratos a elas. E feira vai continuar", garante Teresinha Ferreira.

Leia mais sobre turismo rural no Piauíhoje

http://piauihoje.com/noticias/francisco-limma-destaca-a-feira-de-turismo-rural/

http://piauihoje.com/noticias/feira-do-turismo-rural-exalta-formas-de-consumo-da-macaxeira/

http://piauihoje.com/noticias/feira-do-turismo-rural-acontece-amanha-e-traz-palestra-sobre-agricultura-sustentavel/

http://piauihoje.com/noticias/cacimba-velha-recebe-mais-uma-feira-de-turismo-rural-neste-fim-de-semana/

http://piauihoje.com/noticias/primeira-edicao-da-feira-do-turismo-rural-de-2018-traz-novidades/

http://piauihoje.com/noticias/prefeitura-apoia-feira-de-turismo-rural-da-cacimba-velha/

http://piauihoje.com/noticias/feira-do-turismo-rural-volta-a-cacimba-velha-do-domingo/

Fonte: Piauihoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: