Economia

Feira do Turismo Rural exalta o consumo da macaxeira

O evento reúne pequenos produtores da zona rural de Teresina
Fonte: CCOM | Editor: Da Redação 10/03/2019 19:00
Visitando a Feira do Turismo Rural Visitando a Feira do Turismo RuralFoto: Paulo Barros

Como maneira de fomentar a agricultura familiar e a produção local, o Governo do Estado apoia iniciativas como a Feira do Turismo Rural, realizada há cerca de 3 anos no Povoado Cacimba Velha, zona Rural de Teresina. Na manhã deste domingo (10), mais uma edição do evento foi realizada e a governadora em exercício, Regina Sousa esteve no local para prestigiar o evento.

Feira do Turismo Rural

O apoio do secretário Venâncio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico- SEMEC na infraestrutura do evento foi importante para o sucesso do evento.

O tema desta edição foi a macaxeira. Produtores apresentaram inúmeras possibilidades de utilização do tubérculo na alimentação. “A macaxeira é um alimento delicioso e eu parabenizo a feira por essa iniciativa. Participo desde a criação e acho importante que os pequenos produtores se unam para essa ajuda mútua. É um movimento que tem tudo para continuar crescendo”, aposta Regina Sousa.

Feira de Turismo Rural
Um grupo de turistas de Teresina foi levado pela Miraceu para conhecer a feira e logo após foram visitar o roteiro Rota do Gavião
Segundo a coordenadora da feira, Teresinha Ferreira, são mais de dez comunidades envolvidas na feira. “São associações, hortas e produtores individuais. A feira é um canal de comercialização e escoamento dessa produção rural. Já são quase três anos de apostas na nossa potencialidade e vamos continuar até implantar o projeto por inteiro, que envolve roteiros para que a população busque a ruralidade como um atrativo o lazer”.

Feira de Turismo Rural

A Primeira Cavalgada da Cacimba Velha foi um dos momentos marcantes do evento e foi organizada pelo Professor Davi

A Dona Toinha, moradora do Vale do Gavião, encontra na feira uma maneira de expor e vender seus produtos orgânicos. Ela também faz vários produtos alimentícios através da macaxeira e do caju.“Não tínhamos onde vender e encontramos aqui um local para isso. Minha família toda trabalha na zona rural e está satisfeita com essa possibilidade que temos com a feira", destacou.

Divulgando as proximas feiras. Calendário:

Calendário Feira do Turismo Rural

Comentários

Apoio: