Blog do Brandão

Médico que criou tratamento está curado da Covid-19 e terá alta nesta quinta-feira


Mesmo internado Jesús Fleitas acompanha seus pacientes

Mesmo internado Jesús Fleitas acompanha seus pacientes Foto: Arquivo pessoal

Hospitalizado há nove dias para se tratar da Covid-19, o médico Jesús Fleitas Rivero, de 52 anos, está curado e terá alta nesta quinta-feira (23), às 9 horas. Ele foi vítima do novo coronavírus, desenvolveu a forma mais grave da doença e quase foi parar numa Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Nesta quinta-feira (22), médicos, enfermeiros e outros profissionais que cuidam de vítimas da Covid-19 Hospital Unimed Primavera, festejaram mais uma vitória contra o novo coronavírus e fizerem uma espécie de homenagem ao cardiologista cubano que contraiu a doença trabalhando na linha de frente contra o novo vírus.

Depois de adotar um tratamento que curou vários pacientes vítimas do novo coronavírus jo Piauí,  Ceará e Maranhão, Jesús Fleitas foi internado, dia 15 deste mês, com a forma grave da Covid-19. Ele esteve entre a vida e a morte, mas não aceitou ser levado para a UTI.

O cardiologistas estava isolado em casa, porque no dia 28 de junho, ele, a esposa e um dos filhos testaram positivo para o novo coronavírus. No dia 14 de julho o quadro de saúde dele se agravou e no dia seguinte foi internado com a esposa no Hospital Unimed. 

"Eu tive a forma gravíssima da doença, me causou uma diabetes tão difícil de controlar que fiquei desidratado e com lesões de 50 a 60% nos pulmões", disse Jesús em mensagem enviada ao repórter neste sábado.

O flamenguista Jesús Fleitas disse que seus colegas, por três vezes, quiseram interná-lo na UTI do hospital,  mas ele recusou e se manteve em leito de estabilização para pacientes com Covid-19. O estado de saúde melhorou, mas ele continua internado e diz que o vírus o fez um estrago danado. "Não é uma gripezinha", disse.

Jesus disse também que iniciou o tratamento no dia 28 de junho. Ele contou que percebeu que havia algo errado no seu organismo durante o banho. "Comecei a sentir muito frio na hora de banhar", disse.

No início da doença ele teve calafrios, febre, tosse e falta de ar. "Fiz uma tomografia e deu imagem discreta em vidro fosco no pulmão esquerdo", afirmou.

Nesta quarta-feira (22), depois de muitos cuidados médicos, Jesús Fleitas recebeu o diagnóstico de cura, porque os exames realizados mostraram que o vírus foi eliminado do organismo dele. A esposa já estava de alta, porque desenvolveu forma mais branda da doença.

Jesús Fleitas com a equipe do Hospital Unimed Primavera após diagnóstico de cura 

Tratamento 

Para os especialistas, um dos segredos para superar o vírus é começar o tratamento logo nos primeiros dias dos sintomas. Como é do tipo de vírus que possuem material genético constituído por RNA de cadeia simples e senso positivo, o período de incubação dele é menor, pois possui todas as proteínas necesarias para a replicação.

Os médico dizem que o correto é logo no início dos sintomas fazer uma tomografia de pulmão e, caso existam lesões, o tratamento deve iniciar imediatamente o tratamento para conter a replicação viral, que ocorre nos primeiros sete dias. Se não parar a replicação as complicações da doença podem ser maiores.

As autoridades de saúde também apontam como medidas importantes contra o vírus, nesta pandemia, o isolamento social e o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas, bem como o uso de máscaras e a higiene das mãos.

Matérias relacionadas:

Médico cubano cria tratamento de sucesso contra a Covid-19 no Piauí sem uso de cloroquina 

https://piauihoje.com/noticias/saude/medico-cubano-cria-tratamento-de-sucesso-contra-a-covid-19-no-piaui-sem-uso-da-cloroquina-346845.html

Pacientes testemunham sucesso do tratamento de médico cubano contra a Covid-19 no Piauí 

https://piauihoje.com/noticias/saude/pacientes-testemunham-sucesso-do-tratamento-de-medico-cubano-contra-covid-19-no-piaui-346967.html

Curados, pacientes tratados com método de médico cubano já estão de alta

https://piauihoje.com/noticias/geral/curados-pacientes-tratados-com-metodo-de-medico-cubano-ja-estao-de-alta-347378.html

Médico cubano que desenvolveu tratamento contra o novo coronavírus está com Covid-19 

https://piauihoje.com/blogs/blog-do-brandao/medico-cubano-que-desenvolveu-tratamento-contra-o-novo-coronavirus-esta-com-covid-19-349719.html

Médico cria tratamento contra o coronavírus, pega Covid-19 e fica entre a vida e a morte

https://piauihoje.com/blogs/blog-do-brandao/medico-cria-tratamento-contra-o-coronavirus-pega-a-covid-19-e-fica-entre-a-vida-e-a-morte-349936.html

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Próxima notícia

Dê sua opinião: