Blog do Brandão

Blog do Brandão

Médico cria tratamento contra a Covid-19, pega coronavírus e fica entre a vida e a morte

A Covid-19 levou o médico Jesús Fleitas a ficar entre a vida e a morte, mas ele se recusou a ir parar numa UTI

Por Luiz Brandão

Sábado - 18/07/2020 às 01:06



Foto: Arquivo pessoal Mesmo internado Jesús Fleitas acompanha seus pacientes
Mesmo internado Jesús Fleitas acompanha seus pacientes

Depois de adotar um tratamento que curou vários pacientes vítimas do novo coronavírus no Piauí,  Ceará e Maranhão, o médico Jesús Fleitas Rivero, de 52, foi internado na quarta-feira passada (15) com a forma grave da Covid-19 e esteve entre a vida e a morte no Hospital Unimed da Primavera, em Teresina.

O cardiologista cubano estava isolado, em casa, porque, no dia 28 de junho, ele, a esposa e um dos filhos foram diagnosticados com Covid-19, conforme informações do próprio médico. Nas, na quarta-feira (15) o estado de saúde dele se agravou e ele foi levado para o hospital.

"Eu tive a forma gravíssima da doença, me causou uma diabetes tão difícil de controlar que fiquei desidratado e com lesões de 50 a 60% nos pulmões", disse Jesús em mensagem enviada ao repórter neste sábado.

Fleitas disse que seus colegas, por três vezes, quiseram interná-lo na UTI do hospital,  mas ele recusou e se manteve em leito de estabilização para pacientes com Covid-19. O estado de saúde melhorou, mas ele continua internado e diz que o vírus o fez um estrago danado. "Não é uma gripezinha", disse.

O médico Jesús Fleitas antes da Covid-19: exercício regulares 

Tratamento 

O médico Jesus Rivero disse que iniciou o tratamento no dia 28 de junho. Ele contou que percebeu que havia algo errado no seu organismo durante o banho. "Comecei a sentir muito frio na hora de banhar", disse.

No início da doença ele teve calafrios, febre, tosse e falta de ar. "Fiz uma tomografia e deu imagem discreta em vidro fosco no pulmão esquerdo", afirmou. 

Para os especialistas, um dos segredos para superar o vírus é começar o tratamento logo nos primeiros dias dos sintomas. Como é do tipo de vírus que possuem material genético constituído por RNA de cadeia simples e senso positivo, o período de incubação dele é menor, pois possui todas as proteínas necesarias para a replicação.

Os médico dizem que o correto é logo no início dos sintomas fazer uma tomografia de pulmão e, caso existam lesões, o tratamento deve iniciar imediatamente o tratamento para conter a replicação viral, que ocorre nos primeiros sete dias. Se não parar a replicação as complicações da doença podem ser maiores.

As autoridades de saúde também apontam como medidas importantes contra o vírus, nesta pandemia, o isolamento social e o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas, bem como o uso de máscaras e a higiene das mãos.

Depois da Covid-19: "O novo coronavírus fez estrago danado. Não é só uma gripezinha".

Matérias relacionadas:

Médico cubano cria tratamento de sucesso contra a Covid-19 no Piauí sem uso de cloroquina 

https://piauihoje.com/noticias/saude/medico-cubano-cria-tratamento-de-sucesso-contra-a-covid-19-no-piaui-sem-uso-da-cloroquina-346845.html

Pacientes testemunham sucesso do tratamento de médico cubano contra a Covid-19 no Piauí 

https://piauihoje.com/noticias/saude/pacientes-testemunham-sucesso-do-tratamento-de-medico-cubano-contra-covid-19-no-piaui-346967.html

Curados, pacientes tratados com método de médico cubano já estão de alta

https://piauihoje.com/noticias/geral/curados-pacientes-tratados-com-metodo-de-medico-cubano-ja-estao-de-alta-347378.html

Médico cubano que desenvolveu tratamento contra o novo coronavírus está com Covid-19 

https://piauihoje.com/blogs/blog-do-brandao/medico-cubano-que-desenvolveu-tratamento-contra-o-novo-coronavirus-esta-com-covid-19-349719.html

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: