Blog do Brandão

Médico cubano que desenvolveu tratamento contra o novo coronavírus está com Covid-19


Jesús Rivero: nossa luta é pra salvar vidas

Jesús Rivero: nossa luta é pra salvar vidas Foto: Luiz Brandão

Criador de um procedimento para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus,  o médico cubano Jesús Fleitas Rivero, de 52 anos, está em isolado, em casa, porque ele, a esposa e um dos filhos foram diagnosticados com Covid-19. A informação foi confirmada pelo próprio médico.

Ele disse que iniciou o tratamento no dia 28 de junho. O médico reside com a esposa os filhos num condomínio de casas na região dos Morros, nas imediações do Parque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina. Dos quatro moradores da casa apenas um não testou positivo para o novo coronavírus. 

Jesus Fleitas contou que percebeu que havia algo errado no seu organismo durante o banho. "Comecei a sentir muito frio na hora de banhar", disse, acrescentando que no início da doença teve calafrios, febre, tosse e falta de ar. "Fiz uma tomografia e deu imagem discreta em vidro fosco no pulmão esquerdo", revela. 

Para ele, um dos segredos para superar o vírus é começar o tratamento logo nos primeiros dias dos sintomas. "Iniciei o tratamento bem no início. A febre e a tosse passaram passou  Só tenho agora uma ligeira perda do olfato, do paladar, fraqueza e falta de ar com os esforços", disse o médico há cinco dias. Hoje ele já está no décimo terceiro dia de tratamento.

De acordo com o médico, quem passa dos 10 dias da doença sem precisar de internação pode dizer que venceu a batalha. Ele explica que, como o novo corona é do tipo de vírus que possui material genético constituído por RNA de cadeia simples e senso positivo, o período de incubação dele é menor, pois possui todas as proteínas necesarias para a replicação.

Ele aconselha que o início do tratamento tem que ser precoce. O paciente não deve aguardar o resultado do Swab (exame) que demora 10 dias, porque se aguardar 10 dias para a sorologia se tornar positiva pode ser tarde e complicar a situação caso venha ser comprovada a infecção pelo vírus 

Para Jesus Rivero, o correto é logo no início dos sintomas fazer a tomografia (que é positiva em 92% dos casos após as primeras 48 horas da contaminação) e começar logo o tratamento. "O objetivo do tratamento é frear a replicação viral. Isso se consegue nos primeiros 7 dias. Se não parar a replicação nessa hora as complicações da doença vão ser maiores", ressalta.

O médico revela ainda que não indica o uso de hidroxicloroquina e de ivermectina (um vermifogo) aos seus pacientes nem no tratamento e nem na prevenção da Covid-19. "Já tive muitos pacientes que tomaram ivermectina para prevenir a doença e não deu certo", afirma. 

Ele considera que as principais medidas contra o vírus nesta pandemia são o isolamento social, o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas, o uso de máscaras e a higiene das mãos.

TRATAMENTO DE SUCESSO 

Trabalhando no atendimento a vítimas do novo vírus em pelo menos duas clínicas particulares de Teresina, o médico Jesus Rivero criou uma espécie de protocolo para o tratamento da Covid-19 que vem obtendo sucesso em pacientes do Piauí, Ceará e Maranhão.

Em nenhuma das fases da doença o médico administra ou indica a seus pacientes o uso da hidroxicloroquina, medicamento que vem causando muitas controvérsias no meio científico por causa dos seus efeitos colaterais.

O tratamento adotado pelo cardiologista clínico começou a partir da experiência com 18 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e se tornaram pacientes dele. Todos foram curados. Apenas dois tiveram de ser internados, mas nenhum foi a óbito, segundo o médico. Confira mais informações nos links das matérias relacionadas abaixo.

Matérias relacionadas:

Médico cubano cria tratamento de sucesso contra a Covid-19 no Piauí sem uso de cloroquina

https://piauihoje.com/noticias/saude/medico-cubano-cria-tratamento-de-sucesso-contra-a-covid-19-no-piaui-sem-uso-da-cloroquina-346845.html

Pacientes testemunham sucesso do tratamento de médico cubano contra a Covid-19 no Piauí

https://piauihoje.com/noticias/saude/pacientes-testemunham-sucesso-do-tratamento-de-medico-cubano-contra-covid-19-no-piaui-346967.html

Curados, pacientes tratados com método de médico cubano já estão de alta

https://piauihoje.com/noticias/geral/curados-pacientes-tratados-com-metodo-de-medico-cubano-ja-estao-de-alta-347378.html

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Próxima notícia

Dê sua opinião: