Política

PESQUISA ELEITORAL

Datafolha aponta vitória de Rafael Fonteles no primeiro turno com 67% dos votos válidos

Psquisa divulgada na véspera da eleição mostra governador 39 pontos à frente de Joel Rodrigues, principal concorrente

Da Redação

04 de outubro de 2026 às 08:53 ▪ Atualizado há 31 minutos

Ver resumo
  • Rafael Fonteles (PT) lidera com 67% dos votos válidos para o Governo do Piauí, indicando possível vitória no primeiro turno.
  • Joel Rodrigues (PP) tem 28% dos votos válidos, ficando 39 pontos atrás de Fonteles.
  • Outros candidatos têm pouca representatividade, com Professor Gisvaldo (PSOL) alcançando 2%, e outros recebendo 1% ou menos.
  • Nos votos totais, Fonteles possui 58% das intenções contra 24% de Rodrigues.
  • 85% dos eleitores estão certos de sua escolha; 15% ainda podem mudar.
  • Na pesquisa espontânea, Fonteles lidera com 42% e Rodrigues tem 18%, enquanto 28% estão indecisos.
  • A disputa pelo Senado está empatada entre Marcelo Castro (28%), Ciro Nogueira (26%) e Júlio César (25%) nos votos válidos.
  • A pesquisa foi realizada com 1.564 eleitores e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Reprodução Rafael Fonteles (PT) em carreata pelo Piauí
Rafael Fonteles (PT) em carreata pelo Piauí

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de sábado (3), a poucas horas da eleição, aponta o governador do Piauí e candidato à reeleição Rafael Fonteles (PT) com 67% dos votos válidos na disputa pelo Governo do Piauí, cenário que aponta para vitória ainda no primeiro turno. Joel Rodrigues (PP) aparece com 28%. A diferença entre os dois é de 39 pontos percentuais.

Professor Gisvaldo (PSOL) aparece com 2% dos votos válidos. Dra. Lúcia Santos (PSDB), Geraldo Carvalho (PSTU), Elizeu Aguiar (Novo) 
e Professor Jurity (DC) têm 1% cada. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Nos votos totais, Rafael Fonteles ampliou a vantagem na reta final. O governador aparece com 58% das intenções de voto, contra 24% de Joel Rodrigues. Na pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, Rafael tinha 55% e Joel 25%.

O levantamento também mostra maior consolidação do voto na reta final. Entre os eleitores que declararam voto em algum candidato, 85% afirmam que a escolha é definitiva. Outros 15% dizem que ainda podem mudar de voto.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Rafael Fonteles também lidera, com 42%, contra 18% de Joel Rodrigues. Os indecisos representam 28%.

Disputa pelo Senado

Na disputa pelas duas vagas ao Senado, a pesquisa Datafolha mostra empate técnico entre Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (PP) e Júlio César (PSD) nos votos válidos da estimulada. Marcelo aparece com 28%, Ciro com 26% e Júlio com 25%.

A pesquisa foi contratada pela TV Clube e ouviu 1.564 eleitores entre os dias 1º e 3 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PI-05565/2026.

Fonte: Ascom