Geral

CULTIVO DE ARROZ

Falta de chuvas no sudoeste piauiense compromete a produção de arroz

Segundo a Conab, a seca na região comprometeu a safra de arroz sequeiro. Já o cultivo de arroz irrigado teve alta em algumas regiões do estado

Da Redação

Quinta - 21/08/2025 às 13:56



Foto: Imagem ilustrativa/Freepik Piauí amplia cultivo de arroz
Piauí amplia cultivo de arroz

Segundo dados do 11º Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve um crescimento na área de cultivo de arroz no Brasil. No Piauí, apesar de boas condições climáticas em algumas regiões do estado, a falta de chuvas no sudeste comprometeu o potencial produtivo previsto para esta safra.

Segundo a Conab, em todo o país houve incremento tanto no arroz irrigado quanto no de sequeiro em nível nacional. A área de arroz irrigado foi estimada em 1,35 milhão de hectares, com alta de 5,6% em relação ao ciclo anterior. Já o arroz de sequeiro teve expansão de 21,5%, alcançando a maior área plantada dos últimos oito anos.

No Piauí, o desempenho foi desigual. As lavouras do sudoeste e norte apresentaram bom desenvolvimento, favorecidas pelo clima, e já tiveram a colheita concluída. No entanto, no sudeste piauiense, o baixo volume de chuvas provocou perdas significativas e limitou a expansão que era aguardada.

"Nesta safra, as condições climáticas apresentaram-se favoráveis para a cultivo do arroz de sequeiro apenas em parte do estado, pois na região sudeste o volume de chuvas foi muito reduzido e com perdas significativas. Lavouras se desenvolveram em boas condições no sudoeste e norte do estado e já se encontra toda colhida. O aumento significativo de área que estava previsto para esta safra ficou comprometido pela falta de chuvas", diz trecho do Boletim da Safra de Grãos.

Já o cultivo do arroz irrigado, que começa em maio no Piauí, segue em fase de desenvolvimento vegetativo. A expectativa é de um leve aumento de área nesta safra, com possibilidade de expansão maior diante do incentivo nacional para elevar a produção de arroz e garantir o abastecimento interno


Fonte: Boletim da Safra de Grãos/ Conab

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: