
De janeiro a agosto de 2025, o Piauí exportou US$ 768,3 milhões em produtos, consolidando-se como o quinto maior exportador do Nordeste no período. A soja segue como principal produto da pauta estadual, representando 81,5% do total exportado, o equivalente a US$ 626,1 milhões. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (25).
O grão também domina as exportações piauienses com destino à China, principal parceiro comercial do estado, concentrando 95,7% do valor total enviado ao país asiático. A produção de soja no Piauí é fortemente concentrada em municípios do cerrado, como Uruçuí, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Monte Alegre do Piauí, Corrente, Parnaíba e Santa Filomena.
Além da soja, outros produtos que compõem a pauta exportadora estadual incluem: Algodão debulhado, segunda principal mercadoria exportada; Ceras vegetais; Bagaços e resíduos da extração do óleo de soja – demonstrando o aproveitamento industrial da cadeia produtiva; Mel natural, em destaque nas exportações para os Estados Unidos, onde representa 64,5% do valor comercializado com o país.
Outros itens relevantes nas exportações piauienses são o milho em grão, minérios de ferro, pilocarpina (em forma de nitrato e cloridrato), glicerol bruto e peles de ovinos curtidas.
Fonte: Governo do Estado