Política

ARTICULAÇÃO

Tarcísio articula anistia de atos golpistas do 8 de janeiro e pauta ganha força na Câmara

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) sinalizou que o tema pode ser colocado em votação dentro de duas semanas

Da Redação

Quarta - 03/09/2025 às 08:15



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

A tentativa de aprovar uma anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 ganhou novo impulso com a entrada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas negociações. A movimentação foi detalhada pelo blog da jornalista Andreia Sadi nessa terça-feira (2).

Segundo interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) sinalizou que o tema pode ser colocado em votação dentro de duas semanas, ou seja, logo após o julgamento dos réus envolvidos na tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal (STF).

Líderes do Centrão afirmam que sempre houve votos suficientes para aprovar o projeto de lei, já que requer apenas maioria simples, e que o presidente da Câmara estaria apenas buscando o momento mais estratégico para evitar atritos com a Corte. No entanto, fontes indicam que não será possível postergar indefinidamente a discussão.

Entre aliados de Bolsonaro, a expectativa é que a votação seja apenas uma questão de tempo, e não de oportunidade. A principal questão em debate é a extensão da anistia. Parlamentares próximos ao ex-presidente, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Paulo Figueiredo, defendem uma medida “ampla, geral e irrestrita”, que incluiria não apenas os demais réus, mas também o próprio Bolsonaro, revertendo sua inelegibilidade.

A movimentação reforça a pressão do bolsonarismo sobre o Congresso, enquanto o STF acompanha de perto os desdobramentos do tema.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: