Polícia

OPERAÇÃO BARÃO VERMELHO

Dono da Barão Veículos é preso acusado de lavar dinheiro para organização criminosa

Além da prisão do empresário, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão e 3 de interdição de empresas

Da Redação

Quarta - 03/09/2025 às 11:41



Foto: Google Maps Barão Veículos
Barão Veículos

O empresário Josimar Barbosa de Sousa, dono da Barão Veículos, foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (3) em Teresina, durante a 3ª fase da Operação Barão Vermelho, deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Piauí. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, envolvendo movimentações financeiras suspeitas e uso de empresas de fachada para ocultar bens e recursos ilegais.

Além da prisão de Josimar, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão e 3 de interdição de empresas, com suspensão temporária das atividades de duas companhias de grande porte na capital piauiense. A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens relacionados às investigações, incluindo imóveis, veículos, embarcações e aeronaves de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

Segundo o delegado Ricardo Herlon, titular da 1ª DECCOR do Gaeco de Timon, as investigações apontaram movimentações financeiras incompatíveis com a atividade das empresas. "Foram detectadas operações financeiras suspeitas entre essa empresa e pessoas físicas, além de outras empresas investigadas. Houve ainda transações entre pessoas jurídicas de atividades totalmente distintas, o que também chama atenção. Empresas de ramos diversos movimentando valores entre si e com pessoas físicas investigadas, algumas já alvos da DENARC no Piauí. Trata-se de uma teia revelada a partir da análise de dados, quebras de sigilo bancário e documentação eletrônica, consolidando as provas das movimentações suspeitas", explicou.

Empresário já é investigado

O empresário Josimar Barbosa já responde a outro processo pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em janeiro deste ano, a Vara de Delitos de Organização Criminosa recebeu denúncia do Ministério Público do Piauí contra ele, o namorado da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), Alandilson Cardoso Passos, e outras 15 pessoas, acusados de integrar a facção criminosa Bonde dos 40. Familiares de Josimar também foram denunciados por falsidade ideológica, ao registrarem seus nomes em empresas ligadas a ele, como ACF Comércio e Serviços Automotivos LTDA-ME e Barão Comércio de Veículos LTDA, enquanto ele operava efetivamente as contas.

De acordo com o MP, os investigados teriam atuado na constituição e financiamento de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, utilizando empresas de fachada e transações de veículos para ocultar bens e valores incompatíveis com a renda declarada.

Primeira fase da Operação Barão Vermelho

A primeira fase da operação, realizada em março de 2023, teve como alvo principal a Barão Veículos, localizada na Avenida Barão de Gurguéia, zona sul de Teresina. Na ocasião, a empresa foi interditada e, na residência do gerente, foram apreendidos três veículos, um Jeep Compass, um Versa branco e uma motocicleta, além de uma arma de fogo e joias. As investigações tiveram início após a identificação de movimentações financeiras atípicas que levantaram suspeitas sobre a atuação da companhia.

A operação desta quarta-feira contou com o apoio de 190 agentes, incluindo membros do Gaeco do Piauí, Maranhão e Paraíba, Polícias Militares e Civis dos três estados, reforçando a atuação integrada das forças de segurança contra a organização criminosa.

Fonte: MPPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: