Política

LANÇAMENTO

​​Rafael Fonteles e João Doria inauguram LIDE Piauí em Teresina

Teresina recebe unidade da maior organização empresarial da América Latina, voltada às conexões de mercado e captação de recursos

Da Redação com informações do Governo do Piauí

Quinta - 03/04/2025 às 10:17



Foto: CCOM/PI Rafael Fonteles e João Doria durante a inauguração do LIDE Piauí, em Teresina
Rafael Fonteles e João Doria durante a inauguração do LIDE Piauí, em Teresina

O governador do Piauí Rafael Fonteles e o ex-governador de São Paulo João Doria participaram, nessa quarta-feira (2), da inauguração do LIDE Piauí, em Teresina. A chegada da unidade estadual da maior organização de líderes empresariais da América Latina marca um novo momento para o setor econômico local, com a proposta de ampliar conexões entre empresários, investidores e gestores públicos. O evento foi realizado no Monã Hotel, na zona leste da capital.

A unidade piauiense será presidida pelo empresário Felipe Arraes, enquanto o Conselho Deliberativo estará sob a liderança de Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí. O objetivo é conectar empresários locais ao mercado nacional e internacional, gerando oportunidades de negócios em setores estratégicos como agronegócio, indústria, tecnologia, inovação e saúde. O escritório do LIDE Piauí está localizado na Rua Antônio de Castro Franco, 832, bairro de Fátima.

Durante o evento, Rafael Fonteles destacou que o LIDE Piauí será fundamental para aproximar o empresariado estadual de grandes investidores e facilitar a expansão dos negócios. "Nosso Estado tem potencial econômico ainda não plenamente explorado. O LIDE é um canal para diminuirmos a distância entre oportunidades e investimentos concretizados", afirmou.

A medida visa atrair investimentos internacionais para o Piauí - CCOM/PI

João Doria, fundador do LIDE, elogiou o trabalho de Fonteles e ressaltou a importância da nova unidade para a economia regional. "O Piauí tem um papel crescente na economia brasileira, principalmente no setor de energias renováveis. A presença do LIDE aqui vai fortalecer essas oportunidades e ampliar o potencial do estado para o mundo", disse.

A chegada do LIDE Piauí é resultado de uma articulação iniciada em 2023, quando Fonteles e Doria se encontraram em Nova York, durante um evento da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O estado agora se junta à rede que já possui unidades em 22 estados brasileiros e 22 países.

Internacionalização da economia piauiense

Doria também destacou a estratégia do Piauí de atrair investimentos internacionais por meio da Investe Piauí, que já possui escritórios na China, Portugal e Estados Unidos. "A China é o maior parceiro econômico do Brasil, os Estados Unidos estão em segundo lugar e o mercado europeu ocupa a terceira posição. O governador do Piauí estruturou bem essa conexão com mercados globais, criando oportunidades reais para o estado", pontuou.

Fundado há 22 anos, o Grupo de Líderes Empresariais é a maior organização do tipo na América Latina, reunindo executivos, políticos e empresários para debater soluções de desenvolvimento econômico. Além do Brasil, possui representação em países como Estados Unidos, China, Reino Unido e Portugal.

O LIDE atua em 34 setores econômicos, cada um liderado por especialistas das áreas correspondentes. No Piauí, inicialmente, haverá representatividade nas frentes de agronegócio, indústria, saúde e tecnologia e inovação. O empresário Felipe Arraes revelou que, nos próximos meses, a unidade também inaugurará um segmento voltado às energias renováveis, setor em crescimento no estado.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<