
Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (21) no Centro de Teresina para protestar contra a PEC da Blindagem, apelidada por movimentos sociais de “PEC da Bandidagem”, e contra o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Durante o ato, que começou às 9h na Praça Pedro II, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Sem anistia, sem perdão”, deixando clara a rejeição às propostas em tramitação no Congresso.
O protesto se destacou pela presença expressiva de jovens, muitos deles motivados pela convocação de artistas, que deram apoio às manifestações em todo o país. Segundo organizadores, a mobilização na Praça Pedro II atingiu uma proporção rara, lembrando grandes atos históricos como os da época das Diretas Já.
Manifestantes contrários à PEC da Anistia se reúniram no Centro de Teresina
A mobilização foi organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em parceria com partidos e movimentos sociais, e contou com trio elétrico, bandeiras de diversos coletivos e grande participação da população. O protesto reforçou a pauta em defesa da democracia e contra medidas que, segundo os organizadores, protegem parlamentares de investigações criminais.
Ato em Parnaíba
Além de Teresina e outras capitais, o município de Parnaíba também realiza manifestação, a partir das 16h na Praça Madu Ladino, seguindo a mesma pauta.
Protesto no Centro de Teresina contra PEC da Anistia
Os organizadores destacaram que os atos têm o objetivo de demonstrar a indignação popular e enviar um recado ao Congresso: que medidas como a PEC da Blindagem e a anistia ampla não têm apoio da sociedade e enfrentarão resistência nas ruas.