Política

PESQUISAS

​​Lula dobra vantagem sobre Tarcísio no 2º turno em 2026, diz Quaest

Presidente do PT sobe para 43% contra 35% do governador de SP; Bolsonaro segue inelegível e Michelle Bolsonaro perde força

Da Redação

Quinta - 21/08/2025 às 09:44



Foto: Ricardo Stuckert/PR Pesquisa Quaest mostra Lula ampliando vantagem sobre Tarcísio e mantendo liderança em todos os cenários
Pesquisa Quaest mostra Lula ampliando vantagem sobre Tarcísio e mantendo liderança em todos os cenários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua liderança nas simulações de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, conforme a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). Em um mês, a vantagem de Lula sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), dobrou, passando de 4 para 8 pontos percentuais. Lula registrou 43das intenções de voto, enquanto Tarcísio obteve 35%.

O levantamento, realizado entre 13 e 17 de agosto com 12.150 entrevistados, também indicou que Lula lidera todos os nove cenários de segundo turno testados, incluindo confrontos com Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Flávio Bolsonaro (PL).

Rejeição a Lula recua em 2025

A pesquisa revelou que a rejeição ao governo Lula diminuiu pela primeira vez em 2025, caindo de 57% em maio para 51% em agosto. Simultaneamente, a aprovação subiu de 40% para 46%, indicando uma recuperação na percepção pública do governo.

Em relação a Tarcísio, a pesquisa apontou que sua associação ao governo Bolsonaro, especialmente no debate sobre tarifas, pode ter contribuído para o desgaste de sua imagem junto ao eleitorado. Além disso, o desconhecimento sobre o governador caiu de 45% para 39% nos últimos meses, o que pode ter influenciado sua performance nas simulações.

A pesquisa Genial/Quaest foi conduzida com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, refletindo o cenário político atual com vistas às eleições de 2026.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: