Política

Wellington e Firmino anunciam medidas conjuntas para combater avanço da Covid-19

O governador e o prefeito apontam o isolamento como medida eficaz na contenção do avanço do novo coronavírus

Valciãn Calixto

Segunda - 13/04/2020 às 12:05



Foto: Piauihoje.com Live com Firmino Filho e Wellington Dias
Live com Firmino Filho e Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, participaram de uma live (transmissão ao vivo pelo Instagram e Youtube) conjunta no início da tarde desta segunda-feira (13), para falar sobre as medidas adotadas até agora para conter o avanço da Covid-19 no estado e na capital.

O governador iniciou a live falando que nenhum país do mundo estava preparado para lidar com o Covid-19, que age e mata muito rápido.

"Ninguém no Brasil e no mundo estava preparado para ter esse vírus novo que é o Coronavírus, a forma com que ele ao contaminar uma pessoa reage numa velocidade muito grande, pessoas contaminadas começam a sentir sintomas e 72 horas depois já tá numa situação de vida ou morte. Vi esses dias a imagem de um pulmão de uma pessoa que  morreu de coronavírus, ele destrói completamente o pulmão, o cigarro destrói o pulmão, mas leva um bocado de ano para isso acontecer", comentou.

Firmino Filho comentou sobre a visita aos hospitais de campanha do Estado e da Prefeitura na manhã desta segunda-feira.

“Hoje visitamos o futuro hospital de campanha que está instalado no Ginásio Verdão com 107 leitos, depois visitamos o ginásio de badminton da UFPI, que vai chamado de Hospital Padre Pedro Balzi, que está com processo de beatificação em Roma e queremos que ele possa trazer bênçãos aos atendimentos, lá teremos 90 leitos e vai funcionar o Centro de Triagem para todos os casos de coronavírus”, anunciou.

Dias respondeu a duas perguntas de populares que acompanham a live. Uma sobre até quando vai o isolamento e outra sobre o uso da cloroquina para o tratamento aos pacientes com Coronavírus.

"Não há uma data exata [para finalizar o isolamento], mas há uma evidência com base no que aconteceu em São Paulo, na Itália, China, Alemanha, Espanha, com base nisso é que os cientistas, são profissionais de diferentes áreas da Saúde, da infectologia, da Matemática, que formam tanto o comitê Nordeste como o do Piauí, vamos ter um crescimento muito forte [dos casos] daqui até o final de abril e até mais ou menos o dia 15 de maio, é uma previsão. Vamos ter de trabalhar levando em conta o crescimento do Coronavírus com demandas por hospitais, tendo de outro lado que fazer crescer o número de leitos disponíveis com respirador, monitor, equipamento de UTI, EPIs, é preciso tudo isso acontecer sempre acima da demanda. Só podemos sair com uma segurança que o nosso sistema não vai entrar em colapso", explicou.

Sobre o uso da cloroquina, o governador explicou que a decisão saiu baseada em protocolo emitido pelo Conselho Regional de Medicina. 

"Vários profissionais se reuniram e fizeram uma posição que é o seguinte, é possível usar, mas não posso ir na farmácia comprar, é possível usar só para determinadas situações, o médico tem o poder de medicar, mas vai ter de seguir regras. Por exemplo, eu sou hipertenso, então não posso tomar cloroquina, de acordo com o regramento, pois vai gerar uma piora na hipertensão que pode levar à morte. No protocolo é colocado os casos em que é permitido [o uso da cloroquina], isso para salvaguardar os profissionais médicos", esclareceu.

Na sequência, Firmino Filho aproveitou a fala do governador e informou que é hipertenso também e que isso o coloca no grupo de risco da doença ao lado de Wellington Dias. 

"Sou hipertenso e estou no grupo de risco, o governador também é e está, pessoas com mais de 60 anos, pessoas obesas, com diabetes, todo esse grupo faz parte do grupo de risco dessa doença que pode evoluir e chegar a óbito. Temos de ter preocupação com elas", afirmou.

CONFIRA A TRANSMISSÃO AO VIVO


NÚMEROS DO PIAUÍ

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o boletim de Covid-19 deste domingo (12) traz quatro novos casos confirmados no estado. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus.

Com isso, Teresina hoje possui oficialmente 42 infectados com o coronavírus. Os demais casos confirmados são três em São José do Divino, um em Parnaíba, um em Campo Maior e quatro em Piracuruca. O número de mortes causadas pela doença permanece em sete, sendo cinco na capital, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. 1.068 piauienses testaram negativo para o novo vírus.

Matérias relacionadas

Hipertensos, Firmino Filho e Wellington Dias são do grupo de risco do Coronavírus

Wellington e Firmino vão manter medidas restritivas e a fiscalização para salvar vidas

São Raimundo Nonato e Caracol já tem casos confirmados de Covid-19

Firmino: "37 entre 100 pessoas tem resultado errado do teste para Coronavírus"

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: