Geral

São Raimundo Nonato e Caracol já tem casos confirmados de Covid-19

Informação de que a doença chegou ao Sul do Piauí foi dada pelo governador Wellington Dias nesta segunda (13)

Valciãn Calixto

Segunda - 13/04/2020 às 13:46



Foto: Imagem enviada ao Piauihoje.com Flagra na Rua Avelino Freitas mostra aglomeração em São Raimundo Nonato
Flagra na Rua Avelino Freitas mostra aglomeração em São Raimundo Nonato

O novo Coronavírus já chegou ao Sul do Piauí, segundo informações repassadas pelo governador Wellington Dias durante transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram nesta segunda-feira (13).

Até o último domingo, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) trazia casos confirmados apenas em municípios da região Norte como Teresina, Campo Maior, Piracuruca, São José do Divino e Parnaíba, mas com a informação dada hoje pelo governador, cidades como São Raimundo Nonato e Caracol já registram a presença da doença.

Wellington ressaltou a importância do isolamento social para evitar a propagação do Covid e lembrou que o Piauí recebeu 18 mil testes rápidos que foram distribuídos para os municípios. Essa distribuição e realização dos exames confirmou os casos no Sul.

“Onde é que tem Coronavírus, você não pode dizer que na sua cidade não tem ninguém se nós não fizemos exames aí ainda, à medida que estamos testando, estamos encontrando [pessoas contaminadas]. Fizemos testes na Unidade de Pronto Atendimento em São Raimundo Nonato e na região de Caracol e já encontramos pessoas com Coronavírus”, afirmou.

Piauihoje.com recebeu esta imagem de uma rua em São Raimundo Nonato após a publicação desta matéria


NÚMEROS DO PIAUÍ

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o boletim de Covid-19 de ontem (12) traz quatro novos casos confirmados no estado. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus.

Com isso, Teresina hoje possui oficialmente 42 infectados com o coronavírus. Os demais casos confirmados são três em São José do Divino, um em Parnaíba, um em Campo Maior e quatro em Piracuruca. O número de mortes causadas pela doença permanece em sete, sendo cinco na capital, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. 1.068 piauienses testaram negativo para o novo vírus.

Como se proteger do coronavírus?
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Matérias relacionadas

"Coronavírus destrói um pulmão em 72 horas", diz Wellington Dias durante live com Firmino

Hipertensos, Firmino Filho e Wellington Dias são do grupo de risco do Coronavírus

Wellington e Firmino vão manter medidas restritivas e a fiscalização para salvar vidas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: