PANDEMIA

Hipertensos, Firmino Filho e Wellington Dias são do grupo de risco do Coronavírus

Informação foi confirmada pelos gestores durante live nesta segunda-feira (13)


Live com Wellington Dias e Firmino Filho

Live com Wellington Dias e Firmino Filho Foto:

Durante transmissão ao vivo nesta segunda-feira (13), o prefeito de Teresina e o governador Wellington Dias informaram que sofrem com hipertensão e, portanto, fazem parte do grupo de risco do novo Coronavírus.

A informação veio quando o governador respondeu uma pergunta sobre o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 no Piauí. O questionamento veio de alguém que assistia à transmissão ao vivo. Dias deu uma explicação baseado em protocolo divulgado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PI).

"Vários profissionais se reuniram e tiveram uma posição que é o seguinte, é possível usar, mas não posso ir na farmácia comprar, é possível usar só para determinadas situações, o médico tem o poder de medicar, mas vai ter de seguir regras. Por exemplo, eu sou hipertenso, então não posso tomar cloroquina, de acordo com o regramento, pois vai gerar uma piora na hipertensão que pode levar à morte. No protocolo é colocado os casos em que é permitido [o uso da cloroquina], isso para salvaguardar os profissionais médicos", esclareceu.

Em seguida, o prefeito Firmino Filho pegou o gancho da fala de Wellington e também disse ser hipertenso. O gestor falou da importância de se preservar as pessoas do grupo de risco do novo vírus.

Sou hipertenso e estou no grupo de risco, o governador também é e está, pessoas com mais de 60 anos, pessoas obesas, com diabetes, todo esse grupo faz parte do grupo de risco dessa doença que pode evoluir e chegar a óbito. Temos de ter preocupação com elas", afirmou.


NÚMEROS DO PIAUÍ

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o boletim de Covid-19 de ontem (12) traz quatro novos casos confirmados no estado. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus.

Com isso, Teresina hoje possui oficialmente 42 infectados com o coronavírus. Os demais casos confirmados são três em São José do Divino, um em Parnaíba, um em Campo Maior e quatro em Piracuruca. O número de mortes causadas pela doença permanece em sete, sendo cinco na capital, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. 1.068 piauienses testaram negativo para o novo vírus.

Como se proteger do coronavírus?
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.


Matérias relacionadas

"Coronavírus destrói um pulmão em 72 horas", diz Wellington Dias durante live com Firmino

São Raimundo Nonato e Caracol já tem casos confirmados de Covid-19

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: