Blog do Brandão

Blog do Brandão

VÍDEO

Wellington Dias diz que PT "não tem dono" e que vice de Rafael será decidido no diálogo

Ministro e ex-governador ressalta que decisão será feita com diálogo entre todas as forças da base governista, no momento oportuno

Por Luiz Brandão

Sábado - 13/12/2025 às 13:32



Foto: Luiz Brandão Wellington Dias durante entrevista ao jornalista Luiz Brandão
Wellington Dias durante entrevista ao jornalista Luiz Brandão

Durante agenda oficial no Piauí neste fim de semana, o ministro do Desenvolvimento Social e Família e Combate à Fome, Wellington Dias, abordou a formação da chapa majoritárias do PT para as eleições de 2026 no estado. Em suas declarações, o também senador enfatizou o caráter coletivo do partido.

"O PT é um partido construído com diálogo, tem uma longa história e é um partido que não tem dono. Ninguém é dono. Nem eu, nem o Lula, nem o Rafael", afirmou Wellington Dias, referindo-se ao presidente Lula e ao atual governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Sobre a composição da chapa ao governo do estado, que terá Fonteles como candidato à reeleição, o ministro disse que a definição do candidato a vice-governador será feita no momento adequado. "O PT vai decidir na hora certa sobre a chapa, mas é um partido que precisa ficar unido", declarou, ressaltando que a escolha será resultado do diálogo com todas as forças políticas da base de apoio ao governo.

Wellington Dias é uma das lideranças mais respeitadas do PT no país. Foi governador do Piauí por quatro mandatos, sempre eleito no primeiro turno, e possui significativo peso político na definição das chapas, tanto majoritárias quanto proporcionais, para o próximo ciclo eleitoral.

Atualmente, além de ministro, Wellington Dias é senador pela segunda vez pelo Piauí, cargo para o qual foi eleito em 2022. Sua trajetória política e sua influência dentro do partido o tornam um ator central nas articulações para 2026, tanto no estado quanto em nível nacional, onde integra o núcleo dirigente do PT.

Contexto Político

A declaração sobre o PT"não ter dono" ecoa um princípio histórico da legenda, que se opõe ao personalismo político. O comentário surge em um momento de articulações pré-eleitorais, onde a unidade da base aliada é considerada fundamental para a disputa estadual. O governador Rafael Fonteles, que assumiu em 2022, vem mantendo altos índices de aprovação, o que fortalece a perspectiva de sua reeleição. A escolha do vice, portanto, é vista como uma peça chave para ampliar a coalizão de apoio.

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: