
O prefeito Firmino Filho falou das incertezas vividas durante o combate à propagação do Coronavírus em uma live com o governador Wellington Dias nesta segunda-feira (13). Entre as dúvidas apontadas estão a alta porcentagem de imprecisão do teste para a doença e a demora no repasse de testes do Governo Federal para os municípios.
“O teste tem alto índice de falso negativo, o melhor teste que é o RT PCR tem falso negativo de 37%, ou seja, em 100 casos que ele diz que você está testado negativo, ele tá errado em 37, o próprio teste é muito impreciso porque foi criado recentemente e o vírus é recente, o vírus é mutante”, afirmou.
Firmino também criticou a demora na entrega dos testes prometidos pelo Governo Federal aos municípios brasileiros.
“Existe uma incerteza muito grande acerca do que está acontecendo sobre a circulação do vírus no Brasil, Piauí e Teresina. Vivemos num país que existe uma subnotificação, isso existe em São Paulo, em outros estados, muito dos casos infectados e levados a óbito não foram devidamente notificados, o segundo ponto é que infelizmente a estratégia adotada pelo Ministério da Saúde não tem tido agilidade suficiente. O ministro da Saúde [Luiz Henrique] Mandetta esteve reunido com os prefeitos das capitais há três domingos atrás, numa crise dessa é muito tempo, ele se comprometeu em colocar à disposição dos estados e municípios 10 milhões de testes, até o fim de semana passado só mandou 500 mil, o governo [do Piauí] recebeu 18 mil, nós [Teresina] recebemos mil e teremos em breve, segundo nos repassou o secretário Florentino Neto, 5 mil testes”, disse.
Neste momento, o governador Wellington Dias fez uma interferência e informou que, na verdade, o Governo Federal só havia enviado 7.200 testes para o Piauí, que comprou por conta própria mais dez mil.
NÚMEROS DO PIAUÍ
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o boletim de Covid-19 de ontem (12) traz quatro novos casos confirmados no estado. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus.
Com isso, Teresina hoje possui oficialmente 42 infectados com o coronavírus. Os demais casos confirmados são três em São José do Divino, um em Parnaíba, um em Campo Maior e quatro em Piracuruca. O número de mortes causadas pela doença permanece em sete, sendo cinco na capital, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. 1.068 piauienses testaram negativo para o novo vírus.
Como se proteger do coronavírus?
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.
Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.
Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.
O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.
O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.
Matérias relacionadas
"Coronavírus destrói um pulmão em 72 horas", diz Wellington Dias durante live com Firmino
Hipertensos, Firmino Filho e Wellington Dias são do grupo de risco do Coronavírus
Wellington e Firmino vão manter medidas restritivas e a fiscalização para salvar vidas
São Raimundo Nonato e Caracol já tem casos confirmados de Covid-19