Política

PREVENÇÃO

Alepi discute lei que obriga fixação de móveis e equipamentos em escolas

O projeto foi proposto após menina de quatro anos morrer dentro de uma escola privada na zona Leste de Teresina

Natalia Costa - Repórter

Quinta - 21/08/2025 às 14:37



Foto: Alepi Deputado estadual, Aldo Gil (PP), propôs lei para prevenir acidentes dentro de escolas
Deputado estadual, Aldo Gil (PP), propôs lei para prevenir acidentes dentro de escolas

Foi apresentado nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um Projeto de Lei (PL) que pretende tornar obrigatório a fixação de mobiliário e equipamentos em instituições de ensino públicas e privadas no Piauí. A medida, proposta pelo deputado estadual Aldo Gil (PP), tem o objetivo de prevenir acidentes no ambiente escolar.

O projeto foi batizado de “Lei Alice”, em referência a menina de quatro anos que morreu dentro do Colégio CEV após uma penteadeira cair sobre ela. O acidente aconteceu na tarde de terça-feira, dia 05 de agosto. A criança é filha de um major do Exército e de uma fotógrafa, ela morreu um dia após completar aniversário.

“Casos como o da pequena Alice, que perdeu a vida sob um armário que tombou em sua escola, são um doloroso alerta de que a prevenção é urgente e indispensável. Esta proposição legislativa visa, portanto, suprir uma evidente lacuna em nossa legislação estadual”, justificou Aldo Gil.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso seja aprovado, todos os armários, estantes, brinquedos de grande porte, televisores, equipamentos de som e quaisquer outros móveis que apresentem risco de tombamento deverão, obrigatoriamente, ser fixados.

Segundo o documento, as instituições de ensino também serão obrigadas a realizar vistoria técnica de segurança em suas instalações anualmente. As vistorias deverão ser executadas por profissionais legalmente habilitados. Em caso de descumprimento, a instituição estará sujeita à advertência, multa e até interdição.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: