
O escritor, professor e intelectual piauiense Cineas Santos lança nesta sexta-feira ( 22), a obra "Um Homem Exato", às 18h30, na Livraria Entrelivros, zona Leste de Teresina. O livro traz um conjunto de crônicas que resgatam histórias e vivências do pai do autor, em narrativas permeadas pela memória afetiva do sertão do Caracol e da região de São Raimundo Nonato.
Mais do que relatos pessoais, o livro apresenta ao leitor uma visão sensível sobre a vida sertaneja, marcada por valores, costumes e lembranças que moldaram a trajetória de Cineas Santos.
Sobre o autor
Cineas das Chagas Santos nasceu em Campo Formoso, município de Caracol, Piauí, em 20 de setembro de 1948. Filho de Liberato Francisco dos Santos e Porcina Maria das Chagas Santos, é poeta, cronista, professor, advogado, editor, livreiro, intelectual e agente cultural. Integra o Conselho Estadual de Cultura e tem trajetória reconhecida no cenário literário brasileiro.
Ao longo da carreira, publicou obras em diferentes gêneros, entre elas: Miudezas em geral (poesia), Tinha que acontecer (contos), ABC da Ecologia (cordel), Aldeia Grande (humor), O menino que descobriu as palavras (infantil), Nada além (poesia), O trem da vida (infantil), A metade extraviada (infantojuvenil), Cacos de mim (crônicas), Cambalhotas pra ninguém (crônicas), Pétalas (poemas), Até amanhã (contos), As despesas do envelhecer (crônicas), Ciranda desafinada (infantil) e A matriarca dos loucos.
O lançamento de Um Homem Exato reafirma a contribuição de Cineas Santos para a literatura piauiense e brasileira, preservando memórias e transformando experiências em narrativa universal.