Geral

LIVRO

Um guia para cortes e estilos de diamante

Leia esse artigo e fique por dentro do assunto

Redação

Quarta - 16/12/2020 às 16:04



Foto: Divulgação Diamante
Diamante

Especialistas em diamantes dizem que os tipos de cortes de diamantes e estilos de corte de diamantes são os menos compreendidos dos quatro Cs (cor, clareza, corte e quilate), e ainda assim eles têm um impacto significativo no preço. Quando comparado a um diamante mal lapidado, um diamante bem lapidado pode facilmente custar 40 a 50% a mais. Deixe-me explicar do que se trata. Então, o que exatamente significa corte em referência a diamantes e outras pedras? Em primeiro lugar, corte não significa forma.

A forma descreve o contorno da borda do diamante. Ao selecionar a forma do diamante, estamos falando sobre a preferência individual. Independentemente da forma que você selecionou, você deve avaliar o corte do diamante. Existem três estilos diferentes de corte de diamante para escolher: corte misto, corte escalonado ou corte brilhante. O estilo de corte mais popular é um corte brilhante que usa muitas facetas; no entanto, os estilos triangulares e em forma de pipa também são amplamente usados e normalmente são dispostos de uma determinada maneira para construir o brilho máximo. Um corte em degrau usa menos facetas, normalmente em formato retangular ou trapézio, configurado em um padrão mais linear (o que você pode ver no corte esmeralda).

Embora não sejam tão brilhantes quanto aqueles cortes de diamante em um estilo brilhante, os diamantes de lapidação escalonada são capazes de produzir uma pedra adorável e ardente com um pouco de suavidade, mas ainda com uma personalidade muito elegante. Um estilo de corte misto, como você já deve ter adivinhado, combinaria elementos de estilos brilhantes e de corte gradual. O corte do diamante, também denominado pelos especialistas como "make", é muito importante devido ao seu efeito na beleza e na personalidade do diamante.

Ao avaliar o corte, julgamos muitos fatores, incluindo as proporções e acabamento da gema, e como eles impactam na capacidade do diamante de produzir o brilho (o brilho, a vivacidade) e o fogo (as lindas cores do arco-íris que brilham por dentro) que diferencia os diamantes de todas as outras gemas. Entre todos os tipos de cortes de diamante, um corte de diamante com o corte brilhante redondo é a forma mais popular. O diamante redondo tradicional de corte brilhante tem cinquenta e oito facetas, com vinte e quatro delas na parte inferior, trinta e três na parte superior e um culet (a ponta na parte inferior).

Os diamantes redondos de corte brilhante de tamanho pequeno são referidos como "Corte completo" para fazer uma distinção dos diamantes de "corte único" que têm apenas dezessete facetas, ou "corte suíço" com apenas 33 facetas. Os diamantes de "corte único" e "corte suíço" têm menos vivacidade e brilho do que as pedras de corte completo, mas com menos facetas, são mais fáceis e menos caros de cortar. Hoje em dia, existem muitos cortes especiais que têm mais de cinquenta e oito facetas. No geral, os diamantes redondos em corte brilhante apresentam maior brilho do que outras formas, mas outras formas também podem ser muito boas. Recentemente, muitas novas formas surgiram, com algumas delas comparando muito favoravelmente a pedras redondas pela total vivacidade e brilho. Agora, mais do que nunca, é importante entender o máximo possível sobre o complexo mundo dos diamantes para que você possa obter o que realmente deseja e desfrutar de suas compras de diamantes nos próximos anos. Caso você esteja pensando em vender ouro, lembre-se sempre de olhar as suas pedras e avaliá-las pelo seu respectivo valor.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: