
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Procon Estadual, emitiu nesta sexta-feira (12) um alerta sobre o crescimento de Boletins de Ocorrência relacionados ao hackeamento de contas de WhatsApp no estado. Segundo o órgão, os criminosos se passam pelas vítimas para aplicar golpes em amigos e familiares.
A invasão geralmente acontece por meio de engenharia social, quando o usuário é induzido a fornecer o código de seis dígitos enviado por SMS pelo aplicativo. Sem proteção adicional, a conta é imediatamente desconectada e controlada pelos golpistas.
Para aumentar a segurança, o Procon/MPPI recomenda ativar a Verificação em Duas Etapas, uma senha de seis dígitos exigida em novos acessos, e a função de Chaves de Acesso, que substitui o SMS por reconhecimento facial ou digital.
"O criminoso, ao ver todas as suas conversas e mandar mensagens de golpe para seus entes queridos, é algo que precisamos combater. Nosso WhatsApp é como nosso carro: precisamos deixá-lo muito bem protegido e ‘trancado’ para dificultar o acesso dos criminosos”, explica o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro.
O Alerta Digital, iniciativa do Procon em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), busca identificar os principais golpes virtuais e orientar a população para reduzir o número de vítimas.
Fonte: Procon