Geral

Confirmada a morte de Bita do Barão; comovida, população de Codó chora e prepara funeral do seu "Mestre"

Corpo de Bita deve chegar a Codó no início da noite desta quinta-feira; família ainda não decidiu sobre sepultamento

Quinta - 18/04/2019 às 19:04



Foto: Reprodução Mestre Bita de Barão, de Codó (MA)
Mestre Bita de Barão, de Codó (MA)

De Teresina - Médicos confirmaram por volta 14 horas desta quinta-feira (18), a morte do  Mestre Bita do Barão, de 108 anos. Pela manhã a família desmentiu informações que circulam na Internet na noite de quarta-feira (17), dando conta da morte dele. 

Familiares e amigos garantiram que ele estava vivo, apesar do estado de saúde ser gravíssimo e considerado irreversível pelos médicos. Mas os médicos confirmaram que Bita faleceu por voltas das 13h30min, de 

Janaína Nonata dos Santos, filha de Bita, chegou a dizer que ele continuaca internado no Hospital São Paulo, em Teresina, e que respirava com ajuda de aparelhos. Mas horas depois veio a confirmação do óbito.

CODÓ CHORA MORTE DE BITA - O maranhense Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, é um dos pais de santo mais conhecidos do Brasil. Ele foi visitado para consultas e “trabalhos" por autoridade, artistas e famosos do mundo inteiro.

Personalidades e figuras históricas como os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Melo e Michel Temer já visitaram o terreiro do babalorixá. Também eram constantes as visitas de pessoas comuns de todo o Brasil e do exterior ao terreiro de Bita.

Por causa da fama do Mestre Bita do Barão, o Maranhão tornou-se o estado brasileiro mais famosos em religiões afrodescendentes. Também por causa de Bita, a cidade de Codó é chamada de "Capital da Umbanda".

As informações e boatos sobre o estado de saúde e a morte do "Pai Bita" causaram ansiedade e comoção em todo o Maranhão. Mas a repercussão em Codó foi muito maior. A cidade está praticamente paralisada por causa da Samana Santa e morte do homem mais famoso daquela cidade maranhense.

​​​​​​

Fonte: Redação do Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: