Educação

Uespi e Ibama promovem projeto de extensão sobre educação ambiental

Ação educativa chama atenção para os cuidados com os animais por meio do teatro de fantoche.

Quinta - 03/11/2016 às 13:11



Foto: Ascom Uespi Professores e analistas ambientais debatem criação do projeto de extensão
Professores e analistas ambientais debatem criação do projeto de extensão

Com o objetivo de promover a conscientização dos direitos dos animais, o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizam projeto de extensão “Ação Educativa em Meio Ambiente: Os Direitos dos Animais Através do Teatro de Fantoche”.

O projeto tem por objetivo desenvolver oficinas a cursistas e professores do Parfor, bolsistas do Pibid e à comunidade geral e articular a ação de forma interdisciplinar entre os cursos de História, Geografia e Pedagogia. A ação transitará entre variados públicos de educação ambiental e escolas públicas da capital e do interior do estado. A peça contará com múltiplos personagens de animais domésticos e silvestres em interação com personagens humanos, dramatizando cordéis produzidos nas oficinas específicas.

A profa. dra. Viviane Pedrazani, coordenadora do projeto, explica que esta ação surgiu da ideia de se pensar nos direitos dos animais, partindo das ações que já ocorrem  na Uespi. “O projeto nasceu dessa realidade que temos em relação aos animais, sobretudo os gatos, e que acabou se estendendo para outra dimensão, que não só envolve os animais domésticos, mas também, os animais selvagens” declara a coordenadora.

”Por isso, também, a participação do pessoal do Ibama nessa conscientização, por terem toda uma experiência de entendimento dos problemas que envolvem os maus tratos, o comércio ilegal. Enfim, a gente quer fazer todo um trabalho, principalmente com os mais jovens, que são aqueles cuja formação ainda é muito possível trabalhar”, acrescenta Viviane.

De acordo com Fabiano Barbosa Pessoa, analista ambiental, a ideia inicial do projeto é importante por ser uma forma lúdica de trabalhar um tema, que é algo pouco visto no ambiente escolar. “O Ibama-PI fica feliz pela iniciativa da universidade em firmar essa parceria, pois é de suma importância conseguir levar essa informação do ambiente acadêmico para a comunidade escolar, e tenho certeza que teremos bons frutos”, acrescenta Fabiano.

A abertura do evento será no dia 12 de novembro, no Auditório do Geratec, a partir das 8h, seguindo até as 18h. Dia 19 de novembro, a Oficina de Cordel com a professora Josefina Ferreira Gomes de Lima, e dia 26 de novembro a oficina com o Teatro de Fantoche. Dia 03 de dezembro a programação será na Uespi de Campo Maior, que também recebe o projeto.

As vagas são limitadas. Com um total de 30 vagas, 10 serão destinadas à comunidade.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos dias 07 e 08 de novembro no prédio do Pibid, do Campus Torquato Neto, de 08h às 12h.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: