
Um grupo de manifestantes realizou um protesto na manhã desta terça-feira (29), em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina, para cobrar mais transparência no processo de seleção do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo os manifestantes, há falta de informações claras sobre o andamento dos cadastros e critérios de escolha dos beneficiados. Alguns relataram suspeitas de favorecimento a pessoas com influência política ou ligações com membros da administração municipal.
Após o protesto, algumas senhas foram distribuídas e agora os manifestantes aguardam para serem atendidos por algum representante do Palácio da Cidade.
O programa Minha Casa, Minha Vida é voltado à oferta de moradia digna para famílias de baixa renda e, por lei, deve obedecer a critérios técnicos e de vulnerabilidade social.
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), esclareceu questionamentos feitos pelos manifestantes.
Confira a seguir, a íntegra da nota da Prefeitura de Teresina:
"A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) esclarece alguns questionamentos relacionados à duplicação de nomes. Sobre candidatos hierarquizados que eventualmente aparecem duas vezes, vale explicar que isso acontece somente em relação aos suplentes, ou seja, pessoas que estão no cadastro de reserva e se enquadram em mais de uma cota social. Se o candidato que está dentro do número de vagas, por algum motivo, não seguir na seleção, o suplente preenche a vaga na cota em que, primeiramente, surgir vaga.
Os candidatos que estão dentro do limite de vagas ainda passarão por uma nova etapa de conferência documental e, a qualquer tempo, se for identificada alguma inconsistência, poderão ser desclassificados, dando lugar ao suplente da lista.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Semplan, reforça o compromisso com a transparência e a seriedade do processo".
Veja o vídeo do protesto realizado na frente do Palácio da Cidade: