Política

PRISÃO

Foragida Carla Zambelli é presa na Itália e será extraditada para o Brasil

Deputado italiano teria repassado informações à PF sobre a localização de Zambelli

Da Redação

Terça - 29/07/2025 às 17:24



Foto: Foto: Felipe Rau/Estadão Carla Zambelli estava foragida desde maio quando pediu licença parlamentar
Carla Zambelli estava foragida desde maio quando pediu licença parlamentar

O Ministério da Justiça informou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP), foi presa na Itália nesta terça-feira (29). Ela estava foragida após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 10 anos de prisão no caso envolvendo a invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os agentes da polícia italiana realizaram a prisão no apartamento onde Zambelli estava hospedada, em Roma. Antes de se refugiar na Itália, a parlamentar havia passado pelos Estados Unidos. A Justiça brasileira já havia solicitado formalmente a extradição da deputada, cujo nome constava na lista vermelha da Interpol. 

A localização de Zambelli foi revelada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que compartilhou em sua conta na rede social X e forneceu às autoridades o endereço onde ela se encontrava.

''Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu na plataforma X. Apesar da prisão, ainda não há data para a chegada da parlamentar no Brasil.

Entenda a prisão de Zambelli

A primeira Turma do STF determinou, em maio deste ano, a condenação da deputada pela invasão dos sistemas do CNJ em 2023. Pouco depois da decisão, a parlamentar solicitou licença do cargo e viajou para Itália.

Zambelli também é alvo de outras duas investigações em andamento no STF. Uma delas é o chamado "inquérito das fake news", que apura a disseminação de informações falsas e ataques direcionados a ministros da Corte.

A outra investigação é o "inquérito das milícias digitais", que investiga a possível participação da deputada em articulações antidemocráticas após as eleições de 2022.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: