
Um homem condenado por homicídio e foragido desde 2020 da Penitenciária de Limoeiro, em Pernambuco, foi preso na manhã desta terça-feira (29) em Teresina, no bairro Bom Princípio, zona Sudeste da capital. Ele usava documentação falsa e portava uma pistola de fabricação turca, calibre 9mm.
A captura foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência (DIPC) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), em uma ação conjunta com a inteligência da Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito da Operação Lembrados, que tem como foco localizar foragidos de outros estados escondidos no Piauí.
Segundo o diretor de Inteligência da PC-PI, Yan Brayner, o preso, identificado como Victor Vinicius Rodrigues Correia, escapou em 2020 após a explosão do muro da penitenciária pernambucana, junto com outros 27 detentos. Desde então, vivia em Teresina sob o nome falso de Wallyson Henrique.
“Esse indivíduo teria vivido aqui com a companheira, com quem teve um filho. Essa companheira sequer sabia da real identidade do criminoso, tendo ele registrado a criança com o nome falso. Inclusive, a companheira tatuou em sua pele o nome falso desse criminoso”, destacou o diretor.
A arma e as munições que foram apreendidas durante a prisão do foragido. (Foto: SSP-PI)
A prisão foi efetuada após o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. No momento da abordagem, foi constatado que o foragido estava em posse de uma arma de uso restrito. Para Brayner, a operação mostra a efetividade do trabalho de inteligência e cooperação entre estados. “Isso mostra que há uma atuação integrada entre as forças de segurança das diferentes unidades federativas e o trabalho que a Secretaria de Segurança vem desenvolvendo no contexto do Pacto Pela Ordem de diminuir o índice de criminalidade no nosso estado”, ressaltou o diretor.
O homem foi encaminhado aos procedimentos legais e seguirá à disposição da Justiça. A polícia também solicitará a conversão da prisão em preventiva e a autorização para analisar os dados dos aparelhos apreendidos.
Fonte: SSP-PI