EDUCAÇÃO

Atividades de protagonismo juvenil ajudam alunos da Rede Municipal na pandemia

O trabalho foi uma proposta lançada pelo professor para a turma do 6º ano


Projeto

Projeto Foto: Ascom Semec

Ensinando mais que português e matemática, as escolas da Rede Municipal de Teresina estão levando à rotina de aulas remotas temáticas que podem ajudar a refletir sobre emoções, família e vida. A disciplina protagonismo juvenil, por exemplo, é ministrada em unidades de tempo integral e vem mostrando bons resultados mesmo com atividades à distância.

Foi na aula do professor Francivaldo Alves, com alunos da Escola Municipal Prof. Ubiraci Carvalho, que a aluna Fantiny Paixão emocionou a todos ao compartilhar um resgate da sua história pessoal. Ela, que é autista, montou um portfólio com fotos e legendas sobre momentos especiais da infância.

O trabalho foi uma proposta lançada pelo professor para a turma do 6º ano. A ideia era construir um caderno do autoconhecimento, estimulando o aluno a perceber qualidades e defeitos, olhando para o passado com foco no futuro.

“A Fantiny fez algo realmente emocionante. Buscamos trabalhar com atividades nesse formato, onde possam construir respostas subjetivas e refletir sobre a temática, tudo com uma intenção”, conta Francivaldo.

Segundo o professor, a disciplina protagonismo juvenil oferece caminhos para os alunos serem mais autônomos. “Dialogamos principalmente sobre projetos de vida. Estamos em um momento único de pandemia, muito delicado, especialmente para esses jovens que estão isolados quando normalmente deveriam estar exercitando a socialização. É importante saber que não estão sozinhos e podem tomar suas próprias decisões, baseadas em valores que ajudamos a compreender”, explica.

Para Carla Paixão, mãe da Fantiny, as atividades estão contribuindo bastante para o desenvolvimento da filha. “Ela tem dificuldade em realizar algumas tarefas, mas amou essa ideia e está bem empolgada com os aprendizados do professor Francivaldo, mesmo sem nunca ter conhecido pessoalmente”, conclui a mãe.

Veja também:

Dr. Pessoa autoriza o funcionamento de templos religiosos com 25% da capacidade

Em campanha, PRF alerta para os perigos das ultrapassagens indevidas

Comércio funcionará no sábado e lojistas apostam em vendas para o Dia das Mães

Fonte: Ascom PMT

Próxima notícia

Dê sua opinião: