
Dois jovens, o piloto Victor Manoel Brito, de 43 anos, e a médica veterinária Bruna Emanoely Silva Pereira, de 23, morreram na queda de um avião anfíbio pertencente ao deputado estadual Francisco Nagib, no último sábado (9), nas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Santo Amaro do Maranhão.
A aeronave havia decolado de Santa Inês com destino a São Luís, e as vítimas seguiam viagem para motivos pessoais. Bruna viajava para passar o Dia dos Pais com o pai na capital maranhense, enquanto Victor pilotava o avião a serviço. O acidente ocorreu nas proximidades da Lagoa das Pedras, área de difícil acesso, o que retardou o resgate.
Quem eram as vítimas?
Victor Manoel Brito havia obtido sua licença de piloto há pouco mais de um ano e era descrito pelo deputado Francisco Nagib, dono da aeronave, como "um jovem trabalhador, cheio de energia e disposição, que vivia cada momento de forma intensa e apaixonada, especialmente quando estava no ar, voando com seus filhos, sua família e amigos". O parlamentar acrescentou que "para mim, que convivi com ele por muitos anos, ficará sempre a lembrança de um homem generoso, sempre disponível para servir seus amigos, sem nunca ter ‘tempo ruim’. Audacioso, pronto para qualquer desafio, a qualquer hora". Sobre o piloto, Nagib ainda afirmou que ele foi "um grande pai, um grande piloto e um grande amigo".
Bruna Emanoely, natural de Santa Inês, era recém-formada em medicina veterinária e trabalhava com atendimento a produtores rurais em uma empresa privada. A jovem estava a caminho do encontro com o pai para celebrar a data especial e pegou carona na aeronave de Victor, amigo da família. Sua tia, Nelyany Araújo, declarou que "ela era muito amada. Uma filha maravilhosa, uma sobrinha muito querida. Todos aqui a amavam muito".
Nelyany também destacou que Bruna era "uma jovem sonhadora, batalhadora, cheia de sonhos" e a descreveu como "uma menina boa, responsável, família, carinhosa, afetuosa e querida por todos. Uma menina cheia de luz, sonhos, e ela tinha pressa de viver. Era muito alegre, e a nossa perda é uma perda irreparável para todos". Sobre o relacionamento com a jovem, a tia disse ainda que "a gente morava tudo na mesma casa, ela se criou com a gente. Ela era como se fosse uma filha, uma sobrinha filha minha e do meu esposo".
Resgate
O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que iniciou o resgate por volta das 21h30 de sábado e finalizou já nas primeiras horas de domingo (10). Os corpos ficaram presos às ferragens da aeronave e foram encaminhados para atendimento hospitalar local.
Destroços do avião anfíbio após o acidente - Reprodução
Até o momento, as causas do acidente ainda não foram oficialmente esclarecidas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para iniciar as apurações, mas não divulgou informações preliminares.
O deputado Francisco Nagib publicou nota de pesar em suas redes sociais, ressaltando o impacto da perda e prestando solidariedade às famílias de Victor e Bruna, afirmando:
"Eu e minha família estamos muito tristes e abalados com o trágico acidente envolvendo uma aeronave de minha propriedade... Manifesto meus mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto... Lamento profundamente este trágico acidente e me solidarizo com as famílias e amigos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça seus corações neste momento tão doloroso".
Fonte: G1, Terra e O Globo