Conciso

Simão Bacamarte faria novamente


O Alienista

O Alienista Foto: Reprodução/Google

Doutor Simão Bacamarte, médico alienista. Profissional especializado no tratamento de pessoas com doenças mentais ou alienados. Como o senhor viveu, na grande obra de Machado de Assis, no século 19, hoje sua profissão seria mais conhecida como psiquiatra, onde a busca de uma melhora no quadro clínico do paciente seria uma constante. Como fora sua dedicação ao retornar para Itaguaí e dedicar-se à ciência.

Seu apego ao trabalho deu-lhe a fama na cidade de Hipócrates (famoso pai da medicina), tornando-o um filho ilustre e com muita autoridade. A tal ponto de o senhor internar quase toda população na Casa Verde, manicômio fundado por Vossa Excelência para os devidos tratamentos e possíveis curas.

Colocou-os lá por enxergar neles potenciais objetos de pesquisas, vendo nas condutas demonstração de loucura. Em seguida libertou todos e internou aqueles a portarem-se diferentemente dos primeiros. Ou seja, os normais agora eram os loucos. Ao final, entendeu ser o senhor a possuir grande patologia cerebral e recolheu-se para estudar a si próprio.

Lembro esse personagem machadiano em virtude da realidade vivida no decorrer deste século. É inegável o traço de loucura existente na atualidade.

Em escala global, vivemos clima tenso de uma possível grande guerra. As maiores potências bélicas, governadas por loucos autoritários, estão na iminência de ceifar milhares de vidas, não importando idade, sexo, raça e credo. O mais incrível é justificar tais desfechos em “busca da paz”. É mole, Dr. Simão?

No Brasil, de certo, o senhor teria um campo ainda mais vasto para seus estudos.

A “boa sociedade” demonstra uma espécie de indiferença e, muitas vezes, ódio quando o assunto é justiça social; porque, na realidade, herdaram um preconceito de classes, raça, sexo e não admitem a ascensão dos menos favorecidos. Procuram mil desculpas para não acolher esse óbvio, mas basta uma leitura atenta e são desmascarados. Seriam ótimos para a Casa Verde, Dr. Simão.

E o atual presidente da república? Não precisaria muito diagnóstico para concluir ser ele um dos piores casos. Nem entrarei no mérito de como ele chegou ao poder, mas impressiona a cada declaração evidenciar uma total fuga da realidade. Resumirei na questão do emprego, o país obtendo os maiores índice de desocupados e – sem nenhum pudor ou vergonha – o chefe do poder executivo afirma possuir uma considerável melhoria nos dados. Imagino o senhor, Dr. Simão, tendo a calma de levá-lo para sua casa de Orates.

Não relatarei neste pequeno espaço os outros comportamentos, por conta do gigantesco número. É possível concluir, Dr. Simão Bacamarte, ter o senhor acertado em tomar para si, no seu tempo, o conceito de loucura. Pois, hoje, de certo o senhor novamente se recolheria à Casa Verde e eu, para não viver nesta “normalidade”, pediria pra ir junto.

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Joaquim Lourenço

Joaquim Lourenço

Joaquim Lourenço é licenciado em Letras pela Universidade Federal do Piauí e advogado pela FAP Mauricio de Nassau
Próxima notícia

Dê sua opinião: