Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Traje esporte

Com chegada ao Brasil no início do próximo ano, a versão GR-S do Corolla se veste com as cores da divisão de competição da Toyota

Daniel Dias

Sábado - 16/01/2021 às 09:36



Foto: Divulgação Toyota Corolla GR-S 2021
Toyota Corolla GR-S 2021

A Toyota apresenta o Corolla GR-S 2021, nova versão do carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial que incorpora itens mais esportivos e exclusivos da Gazoo Racing – equipe oficial da marca oriental nas competições.

 A novidade está prevista para chegar ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2021, e a Toyota ainda não definiu o preço – deve ficar abaixo da Altis, topo de linha do Corolla no Brasil, que custa R$ 146.390.

>>Poucos e raros

>>Teoria da evolução

 Primeiro modelo produzido no país com a grife “GR”, desenvolvido em parceria com a Argentina, o sedã carrega o lema “pushing the limits for better” (em tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”), associado aos modelos de alta performance da fabricante. 

A configuração GR-S do Corolla terá três opções de cores: Branco Lunar (perolizado) com teto em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com capota em Preto Eclipse ou com carroceria pintada inteiramente em Preto Eclipse.

Toyota Corolla GR-S 2021
Equipada com o motor 2.0L Dynamic Force de ciclo Atkinson flex, quatro cilindros, 16V e comando de válvulas variável VVT-iE, a GR-S tem 177 cavalos de potência (a mesma das demais versões da família) abastecida com etanol e 169 cavalos a gasolina, a 6.600 rotações por minuto com os dois combustíveis, e 21,4 kgfm de torque a 4.400 giros, também em ambos os casos. 

>>Estrela dos cupês

>>Em nome da informação

A transmissão é a Direct Shift de 10 marchas, que, segundo a engenharia da Toyota, alia a suavidade do CVT convencional à sensação de aceleração direta. Para melhorar a agilidade em primeira marcha, os engenheiros acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do sedã. 

Além disso, o Corolla GR-S conta com “paddles shifts” localizados atrás do volante para trocas sequenciais e botão seletor de modo de condução “Sport”.Para proporcionar um estilo mais esportivo, melhor desempenho em relação à rolagem do veículo e maior estabilidade, a Gazoo Racing deu especial atenção à suspensão da versão. 

Toyota Corolla GR-S 2021

Foram instalados defletores aerodinâmicos no assoalho, no braço estrutural ligado ao chassi, nos novos amortecedores e nas molas, proporcionando mais rigidez ao conjunto sem sacrificar o conforto. A suspensão dianteira segue independente, McPherson, enquanto a traseira é multilink, as duas com barras estabilizadoras.

 O modelo recebeu nota máxima nos testes feitos pelo Latin NCAP e chega com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui o sistema de Pré-Colisão Frontal, com câmera e radar de ondas milimétricas para detectar outros veículos, o Alerta de Mudança de Faixa, o Controle de Cruzeiro Adaptativo e faróis altos automáticos.

>>Tal e qual

>>Dobradinha no topo


O Corolla GR-S acrescenta itens exclusivos, como faróis de leds com acendimento automático, luzes de circulação diurna e auxiliares de neblina em leds. Na traseira, o sedã conta com spoiler “GR”, lanternas em leds e emblemas que identificam a versão esportiva. 

A configuração é equipada com saias laterais, rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, retrovisores externos e teto pintados em preto metálico e para-choques com desenho especiais para o modelo. 

No interior, tem acabamento todo em preto com superfícies revestidas em couro com costuras em vermelho, bancos com logos “GR” nos encostos de cabeça, painel de instrumentos analógico com dois indicadores e tela de TFT de 4,2 polegadas colorida e personalizada e tapetes e volante com o emblema da equipe esportiva com arremate em couro preto e costuras vermelhas.

Toyota Corolla GR-S 2021
A nova versão tem central multimídia Toyota Play com tela “touchscreen” de 8 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets por meio de espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem para seis ajustes (altura, profundidade e inclinação), banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos, carregador para celular por indução, direção eletro-assistida progressiva, espelho interno com anti-ofuscamento eletrocrômico e externos retráteis com regulagem elétrica, faróis com ajuste de altura, sistema de partida do motor por botão com logo “GR” e sistema de travamento das portas por sensores na chave.

Fonte: Automotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: