Política

ELEIÇÕES 2026

Rafael Fonteles diz que Lula venceu debate e aponta virada histórica no 2° turno

Governador do Piauí afirma estar animado com números de levantamentos acompanhados pela campanha e destaca a redução da abstenção como fator importante para o resultado do segundo turno

Por Natalia Costa

24 de outubro de 2026 às 14:10 ▪ Atualizado há 43 minutos

Ver resumo
  • Governador do Piauí, Rafael Fonteles, acredita que Lula venceu o debate na TV Globo contra Flávio Bolsonaro.
  • Fonteles demonstra otimismo com pesquisas internas e trackings que sugerem uma possível virada de Lula na disputa presidencial.
  • Uso de modelos estatísticos e colaboração com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para análise eleitoral.
  • Redução da abstenção nas regiões Nordeste, Norte e Minas Gerais pode favorecer Lula.
  • Redes sociais e grupos de WhatsApp são vistos como importantes ferramentas para influenciar eleitores indecisos.
  • Fonteles critica postura de Flávio Bolsonaro no debate por comentários inapropriados e destaca conhecimento e experiência de Lula.
  • Dados internos do PT mostram Lula à frente de Flávio Bolsonaro, mas resultados são tratados com cautela.
  • Governador convoca apoiadores a compartilhar informações e promover a participação nas eleições.

Assessoria do governador Rafael Fonteles com o presidente Lula em Brasília
Rafael Fonteles com o presidente Lula em Brasília

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o debate da TV Globo contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), realizado na sexta-feira (23). Em vídeos publicados nas redes sociais, o governador também demonstrou otimismo com os levantamentos internos acompanhados pela campanha petista e apontou a possibilidade de uma virada na disputa presidencial, cuja votação em segundo turno ocorre neste domingo (25).

Em uma das gravações, Fonteles declarou que está acompanhando diferentes pesquisas de acompanhamento, conhecidas como trackings, e utilizando modelos estatísticos para avaliar o cenário eleitoral. O governador também afirmou ter convidado amigos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para contribuir com as análises.

“Minha gente, nós vamos vencer essas eleições. Eu estou aqui trabalhando com os últimos números dos trackings e das pesquisas e, realmente, usando modelos estatísticos, os mais modernos que há, para a gente poder fazer essa análise do que teremos no dia de amanhã”, disse.

Fonteles destacou que a taxa de abstenção pode influenciar o resultado da votação. Segundo ele, uma redução de três a quatro pontos percentuais, principalmente nas regiões Nordeste e Norte, além de Minas Gerais, poderia favorecer Lula.

“Então, se essa abstenção reduzir três a quatro pontos percentuais, sobretudo no Nordeste do Brasil, a gente pode realmente superar o percentual de votos de 2022 do presidente Lula”, afirmou.

O governador também ressaltou o papel das redes sociais, especialmente dos grupos de WhatsApp, na circulação de informações e no contato com eleitores indecisos. Para ele, essas conversas podem alcançar pessoas que não são atingidas pelas publicações tradicionais nas redes.

Rafael Fonteles avalia debate da Globo

Em outro vídeo, Fonteles fez uma avaliação positiva da participação de Lula no último debate presidencial antes do segundo turno. O governador criticou a postura de Flávio Bolsonaro e citou dois episódios do confronto: a referência do senador à perda de um dedo do presidente e a discussão sobre o caso de Ana Clara Machado, menina de cinco anos morta por um disparo de fuzil em Niterói, no Rio de Janeiro, em 2021.

“Minha gente, Lula venceu o debate da Globo. O candidato adversário, Flávio, cometeu erros inimagináveis”, declarou.

Ao comentar a referência à mão de Lula, Fonteles afirmou que o presidente perdeu o dedo quando trabalhava ainda jovem. Sobre Ana Clara, criticou a abordagem do senador durante o debate e questionou sua capacidade de conduzir a segurança pública do país.

O governador também disse que Lula demonstrou mais conhecimento sobre as diferentes regiões brasileiras e experiência política. A avaliação de que o presidente venceu o confronto foi uma opinião expressa por Fonteles, aliado político do petista.

Pesquisas internas indicam cenário de disputa

O otimismo do governador ocorre em meio a relatos sobre mudanças nos levantamentos internos da campanha de Lula. Segundo reportagem do UOL publicada em 22 de outubro, um dos trackings do PT apontou o presidente numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, com 51,8% dos votos válidos. 

Nas gravações, Fonteles afirmou que os números continuam sendo atualizados à medida que novas pesquisas são divulgadas. Ele também convocou apoiadores a compartilhar informações nas redes sociais e a incentivar a participação dos eleitores no domingo.

“Então, realmente, eu estou muito animado com os números dos trackings, são vários que nós acompanhamos, e também teremos muitas pesquisas que serão divulgadas ao longo do dia. E aí, a gente vai atualizando, aperfeiçoando esse nosso modelo estatístico”, afirmou.



Siga no WhatsApp (abre em uma nova aba)