UPA do Satélite realizou mais de 10 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento

UPA foi planejada para atender uma população estimada em 346.224 pessoas


UPA do Satélite

UPA do Satélite Foto: Reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Antônio Dib Tajra, localizada no bairro Satélite, completou um mês de funcionamento com mais de 10 mil atendimentos realizados. A unidade, gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), veio para reforçar o sistema de urgência e trazer maior resolutividade para a saúde de Teresina.

“Em um mês realizamos um total de 10.221 atendimentos, dos quais 5972 foram na área de clínica geral, 3742 atendimentos em pediatria e 507 em cirurgia geral”, informa a diretora Celina Tourinho. A UPA trabalha com o sistema de classificação de risco, que prioriza a gravidade do problema ao invés da ordem de chegada, em casos que são identificados por cores – que determinam a prioridade.

Na Unidade de Pronto Atendimento, o paciente fica em observação por até 24 horas para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica. Se o paciente não tiver suas queixas resolvidas neste período, será encaminhado para internação em hospitais da rede.

A UPA do Satélite foi planejada para atender uma população estimada em 346.224 pessoas. A estrutura conta com seis consultórios médicos, oito leitos de observação, sete leitos de estabilização e dois leitos de isolamento. “A UPA do Satélite vem complementar o sistema de urgência da cidade de Teresina. É uma obra significativa que aumenta o acesso da população, especialmente na zona Leste, e que está dando maior resolutividade aos casos de urgência de emergência”, Charles da Silveira, presidente da FMS. 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: