Geral

LUTO

Morre Léo Batista, jornalista que marcou gerações no esporte e na TV brasileira

Com mais de 50 anos de carreira na TV Globo, ele foi pioneiro na cobertura esportiva

(*) Lília Pâmela

Domingo - 19/01/2025 às 16:31



Foto: Reprodução Léo Batista começou sua carreira aos 15 anos
Léo Batista começou sua carreira aos 15 anos

Morreu neste domingo (19), aos 92 anos, o jornalista e âncora Léo Batista. Ele estava internado no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, desde o início de janeiro, devido a um quadro de desidratação e dores abdominais. Durante a internação, foi diagnosticado com um tumor no pâncreas, que agravou seu estado de saúde e o levou à UTI nos últimos dias.

A informação foi confirmada pelo Globo Esporte, onde Léo trabalhou por mais de cinco décadas, tornando-se um dos maiores nomes da comunicação esportiva no Brasil.

Nascido em 1932, em Cordeirópolis (SP), João Baptista Bellinaso Neto, conhecido como Léo Batista, iniciou sua trajetória no jornalismo aos 15 anos, no serviço de alto-falante de sua cidade natal. Sua carreira decolou quando chegou ao Rio de Janeiro, em 1952, consolidando-se nacionalmente.

Pioneiro na cobertura de grandes eventos, Léo Batista foi o primeiro jornalista a informar o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a morte de Ayrton Senna, em 1994. 

Na TV Globo, onde trabalhou por mais de 50 anos, ajudou a criar programas como Esporte Espetacular e Globo Esporte. Também marcou presença no Fantástico com o quadro "Gols do Fantástico" e a icônica "zebrinha" da loteria esportiva.

O jornalista era um apaixonado pelo Botafogo, clube que o homenageou em vida ao batizar uma cabine de imprensa no Estádio Nilton Santos com seu nome. Léo recebeu diversas homenagens ao longo da carreira, incluindo a série documental “Léo Batista, a Voz Marcante”, lançada em 2024 no Globoplay.

O Botafogo divulgou uma nota de pesar, destacando a contribuição de Léo para o clube e para o jornalismo esportivo brasileiro. Ele deixa um legado que atravessou gerações e uma história de amor e dedicação ao esporte e à comunicação.

Eterno em nossos corações! Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o ‘Tempo de Botafogo'”, diz a nota.

(*) Lília Pâmela é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI -960

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<