O Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, no sul do Piauí, celebra um marco significativo com a realização de 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço, em janeiro de 2024. Com mais de 50 anos de história, o hospital atende não apenas Bom Jesus, mas também os 23 municípios do território das Mangabeiras. A estrutura conta com 62 leitos, além de 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, e ainda oferece serviços de maternidade.
Dentre as pessoas beneficiadas com cirurgia, o lavrador Pedro de Sá, residente em Parnaguá, a cerca de 200 km de Bom Jesus. Em agosto de 2024, ele necessitou de atendimento ortopédico após um acidente de moto que resultou na fratura de seu tornozelo esquerdo. O incidente ocorreu quando Pedro voltava da padaria e uma carreta havia quebrado um fio de energia na região, que enroscou no guidão da moto, fazendo o lavrador perder o controle da moto. O veículo caiu em cima de sua perna.
Pedro destaca a excelência do atendimento que recebeu de toda a equipe médica, o que contribuiu para a realização rápida de sua cirurgia. "Fui muito bem atendido por toda a equipe. Em relação à cirurgia, foi no tornozelo esquerdo, em que passei por dois processos de cirurgia, foi colocado fixador em outubro, passei 35 dias com fixador, depois foi feita a cirurgia interna com placas e parafusos, que aconteceu no fim de novembro. Inclusive, já estou com o retorno marcado com o médico para avaliação pós-cirúrgica", relata.
O ortopedista e coordenador da ortopedia do Hospital de Bom Jesus, Moisés Barjud, destaca que a Linha do Trauma foi um marco divisor na saúde do extremo sul do Estado do Piauí. "Aproximadamente 200 mil habitantes da região conhecida como a Chapada das Mangabeiras estão sendo beneficiados diretamente, com assistência ortopédica de qualidade na região, e habitantes de outras regiões indiretamente, com a redução da sobrecarga dos demais serviços, como Floriano e Teresina", frisa.
O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destacou a importância da Linha do Trauma. "Temos uma equipe capacitada, que está levando atendimento para os hospitais do interior, beneficiando a população diretamente onde ela reside. Cirurgias que antes só eram feitas em Teresina, hoje são realizadas nas mais diversas cidades", afirmou.
Fonte: CCOM