Filiados e militante do PT no Piauí começam a se movimentar e buscar as alianças para disputar as eleições internas para escolha dos presidentes do Diretório Estadual e dos diretórios municipais do partido.
Nas últimas horas, lideranças das correntes internas da agremiação fecharam acordos no sentido de lançar uma chapa de consenso com o nome do deputado estadual Fábio Novo para presidente do Diretório Estadual e a busca de acordo para garantir a eleição do vereador João Pereira para presidir o Diretório Municipal de Teresina, hoje sob a direção do suplente de vereador e ex-deputado estadual Cícero Magalhães.
De acordo com as informações obtidas pelo portal Piauí Hoje.Com, o nome de Fábio Novo tem o apoio da unanimidade das bancadas federal, estadual e da maioria dos vereadores de Teresina para ser o próximo presidente do PT no Piauí.
Outro deputado que teve o nome cotado para presidente do PT foi Francisco Limma, que já foi presidente do partido, antes do atual presidente, o ex-deputado João de Deus Sousa. Mas, segundo apurou o portal Piauí Hoje.Com, Limma teria garantido apoio a Fábio Novo porque já havia um compromisso nesse sentido.
Mudança
João Pereira havia colocado seu nome com pré candidato a presidente estadual do PT, nas nas últimas horas, depois de conversar com seus apoiadores, lideranças e parlamentares do partido decidiu que pode sair da disputa pelo Diretório Estadual, mas para disputar o Diretório Municipal de Teresina.
O vereador explica que vai buscar unificação e união do partido e retomar as bandeiras de luta históricos do PT, principalmente aquelas voltadas para garantia dos programas sociais, da educação, saúde, direitos humanos e para garantir as liberdades democráticas.
O vereador diz que ainda não tem chapa nenhuma fechada e que as conversas ainda estão em fase inicial. Mas ele disse estar com vontade e pronto para assumir comando do partido em Teresina. As eleições internas no PT serão no dia 6 de julho.
João de Deus Pereira, tem 47 anos, é natural de José de Freitas. Nas eleições de outubro de 2024, se e elegeu vereador de Teresina com 5.693 votos, se tornando uma das mais novas lideranças do PT com musculatura de apoio político e experiência para dirigir o Partido em Teresina.