Saúde

VACINA

Sesapi alerta municípios para prazos de aplicação de segunda dose

A secretaria também reforça os prazos para a vacinação da dose de reforço, que deve ser administrada 06 meses após a última dose do esquema vacinal

Da redação

Segunda - 18/10/2021 às 12:02



Foto: Divulgação Vacina
Vacina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta os municípios do Piauí sobre os novos prazos para aplicação das segundas doses das vacinas contra a Covid-19. A nova atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19, em 07 de outubro de 2021, apresenta os novos intervalos de aplicação dos imunizantes.

Foram estabelecidas de 04 a 12 semanas preconizando uma média de 08 semanas para a FioCruz/AstraZeneca, de 03 a 12 semanas para o Comirnaty/Pfizer entre a primeira e segunda dose. A vacina do CoronaVac/Butantan não recebeu alteração, permanecendo em 28 dias o intervalo.

Piauí registra 134 novos casos de Covid e uma morte pela doença em 24 horas

Pesquisadores desenvolvem teste de covid-19 pela saliva e usando luz

Covid em alta no Piauí; mais três pessoas morrem nas últimas 24 horas


“Desde a 36ª remessa de distribuição de vacinas, que os municípios já estão com os imunizantes para a antecipação dos prazos para a segunda dose. Com isso estamos fazendo esse alerta para que os municípios elaborem uma estratégia local para fazer os devidos adiantamentos” lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

A diretora explica ainda, que a partir desta atualização os responsáveis pela aplicação das doses devem colocar no próprio cartão de vacina os novos prazos e aqueles que já receberam devem ser convocados para tomar a vacina no novo intervalo. “É muito importante fazer esse chamamento, para que possamos alcançar uma imunização do nosso povo em tempo mais rápido”, alerta.

Dose de reforço

A secretaria também reforça os prazos para a vacinação da dose de reforço, que deve ser administrada 06 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado, para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) devem tomar o reforço após 28 dias que tomou a segunda dose.

Fonte: Ascom SESAPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: