A capital do Piauí recebe, nesta segunda-feira (20), os eventos do G20 Social, que antecendem a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense, entre 22 e 24 de maio. Os encontros dos três dias serão restritos apenas às delegações. A programação de amanhã (20) será realizada na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e pode ser acompanhada ao vivo através deste link.
O encontro é uma realização do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República.
No dia 20, a partir das 8h30, será realizada reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministérios que compõem a Caisan darão contribuições para a composição da “cesta” para políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
Em seguida, às 10h, será realizado o seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza", que traz apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. À tarde, no âmbito do G20 Social, haverá reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.
A reunião da Caisan e o seminário serão transmitidos ao vivo pelo YouTube. Já a reunião ampliada à sociedade civil, que será à tarde, é mais restrita.