
Os atendimentos oncológicos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo retomados no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina. Segundo o diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Martins, a retomada nos atendimentos ocorre após importante avanço nas negociações com os gestores públicos.
"Tenho o prazer de anunciar para a população, de maneira geral, que os tratamentos quimioterápicos já estão sendo retomados aqui no Hospital São Marcos. Os pacientes que tiveram seus tratamentos interrompidos estão sendo convocados. Na data de ontem, dia 6 de maio, nós já convocamos 60 pacientes que estavam com seus tratamentos atrasados e hoje, no dia 7, mais 120 pacientes serão convocados, além dos pacientes que já estão em tratamento", anunciou Marcelo Martins.
O diretor destacou que as pessoas não precisam ir para o hospital, pois as equipes estão entrando em contato com os pacientes.
"Está sendo obedecido uma ordem cronológica. Os pacientes que têm os seus tratamentos mais antigos estão sendo chamados primeiro ou os pacientes que têm alguma necessidade mais especial de acordo com a orientação dos seus médicos oncologistas", disse.
Há três semanas, o hospital anunciou a suspensão dos atendimentos alegando a falta temporária de medicamentos essenciais e "sérias dificuldades financeiras".
A interrupção havia afetado mais de 1.300 pessoas que dependem do tratamento contínuo para enfrentar o câncer.
"Essa retomada representa um passo essencial para garantir o cuidado e a dignidade dos pacientes", informou o hospital.
Notícias relacionadas:
Hospital São Marcos suspende atendimentos a pacientes do SUS por dificuldades financeiras
Gestores e deputados discutem situação do Hospital São Marcos
Merlong lidera esforços para solucionar crise financeira do Hospital São Marcos
Ministério da Saúde fará repasse emergencial de R$ 7,35 milhões para o Hospital São Marcos