Saúde

QUALIDADE DE VIDA

Caminhadas em áreas arborizadas melhora a memória e a atenção, revela estudo

Caminhar em áreas verdes melhora memória e atenção, revela estudo da Universidade de Michigan

Da Redação

Segunda - 18/08/2025 às 08:41



Foto: Reprodução Pessoas caminham às margens de lago em parque arborizado
Pessoas caminham às margens de lago em parque arborizado

Um estudo realizado na Universidade de Michigan aponta que caminhar em áreas verdes pode melhorar em até 20% o desempenho da memória e da atenção. No experimento, estudantes submetidos a testes cognitivos tiveram melhores resultados após caminharem por um arboreto, enquanto aqueles que percorreram o mesmo trajeto em ruas urbanas tiveram avanço discreto. “Você nem precisava gostar ou apreciar a caminhada na natureza para obter esses benefícios cognitivos”, explica o pesquisador Marc Berman.

Os cientistas atribuem o efeito à chamada “teoria da restauração da atenção”, segundo a qual o ambiente natural permite que o cérebro descanse ao oferecer estímulos leves como árvores, rios e paisagens onduladas. Já o cenário urbano, com excesso de ruídos, tráfego e linhas retas, exige maior esforço mental, o que poderia reduzir o foco e acelerar o desgaste cognitivo.

Outros estudos apoiam a ideia de que o contato com áreas verdes provoca reações positivas no cérebro, mas ainda há dúvidas sobre quais fatores são responsáveis por esse impacto. Pesquisadores acreditam que a combinação de silêncio, aromas naturais, exercícios leves e distanciamento do ambiente de trabalho pode explicar por que uma simples caminhada na natureza ajuda a turbinar o funcionamento da mente.

Fonte: Diario do centro do mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: