Política

RACISMO

Vereadora é acusada de racismo ao dizer que "mulher branca, bonita e rica incomoda"

Uma vereadora negra pediu suspensão da sessão após a fala de Cris Monteiro

Da Redação

Quarta - 30/04/2025 às 10:58



Foto: Print do vídeo Cris Monteiro pediu desculpas depois da fala polêmica
Cris Monteiro pediu desculpas depois da fala polêmica

A vereadora Cris Monteiro (Novo) causou polêmica durante audiência na Câmara Municipal de São Paulo nessa terça-feira (29). Durante seu discurso, ela declarou que "mulher branca, bonita e rica incomoda". A vereadora está sendo acusada de racismo por manifestantes que estavam presentes na sessão.

A fala da vereadora ocorreu durante a votação do projeto de reajuste salarial para servidores públicos da prefeitura. Sindicatos e associações acompanharam a audiência para protestar contra o parcelamento do reajuste e os valores abaixo da inflação. 

"Eu escutei todos vocês calados. Enquanto vocês falaram, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui, falar a verdade pra vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica, incomoda muito vocês. Mas eu tô aqui representando uma parte importante da população", disparou Cris Monteiro ao repreender a vereadora Luana Alves (PSOL), que tentava confrontá-la.

Em resposta à vereadora do Novo, Luana Alves, que é negra, classificou a fala como "racista" e pediu a suspensão da sessão. Segundo ela, Cris teria direcionado as palavras diretamente a ela enquanto discursava.

Na transmissão da sessão pela Rede Câmara no Youtube, o áudio oficial chegou a ser interrompido por alguns minutos, mas foi restabelecido em seguida. No retorno, a vereadora do Novo pediu desculpas. 

“Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção. Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso”, declarou Cris Monteiro.

Veja o vídeo:


Fonte: Com informações de Gazeta do Povo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<