
O contrato de licitação para a construção da galeria do Torquato Neto, foi assinado nesta quinta-feira (9), e está orçando em R$ 121 milhões. A obra é um projeto fundamental para a contenção de alagamentos na zona Sul da capital piauiense e a galeria terá mais de 11 quilômetros de extensão, beneficiando diretamente os bairros Torquato Neto e Portal da Alegria.
O projeto, que inclui melhorias em drenagem, infraestrutura e urbanização, é considerado de extrema importância para aliviar o sofrimento da população durante o período chuvoso. A obra prevê a construção de dois grandes reservatórios que atuarão na contenção da água, liberando-a de forma controlada para evitar inundações.
O prefeito Silvio Mendes destacou o impacto social da iniciativa. "A galeria vai acabar com o sofrimento de cinco mil famílias que não irão mais sofrer com as consequências de alagamento. A previsão é que ela seja concluída em dois anos, são 11 quilômetros de galeria, é uma obra complexa contratada por aproximadamente 122 milhões", afirmou.
Durante a solenidade de assinatura, o prefeito também mencionou outras grandes obras em andamento e planejamento para a cidade.
"A construção da galeria no bairro São Pedro, que vai ser importante para a região da zona sul. A construção da galeria do Vale do Gavião e a conclusão da galeria da zona leste," citou Mendes, informando que essas obras estão orçadas em torno de R$ 500 milhões no total.
A solenidade de assinatura contou com a presença do superintendente da Caixa Econômica Federal no Piauí, Elizomar Guimarães, gestores municipais, parlamentares e a população da região beneficiada.
Fonte: Semcom