
A Caixa Econômica Federal autorizou o início do processo de licitação para a obras de drenagem que vai acabar com o chamado piscinão, em Parnaíba, cidade localizada na região Norte do estado. A área do bairro Piauí sofre inundações crônicas que causam prejuízos materiais e riscos à saúde da população local.
O investimento superior a R$ 100 milhões é viabilizado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e a obra tem prazo de 18 meses para execução. Cerca de mil famílias devem ser diretamente beneficiadas com a intervenção. A previsão é que, após a conclusão da licitação, os trabalhos na área sejam logo iniciados.
A coordenação do projeto está a cargo da Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec). “O sistema vai controlar o volume de água e evitar enchentes, garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Cerca de mil famílias serão diretamente beneficiadas”, destacou o diretor de Engenharia e Reconstrução da Sedec, Eduardo Apolônio.
Ele informa que, desde o começo de 2023, a equipe técnica da Defesa Civil vem fazendo estudos e buscando soluções para o problema de drenagem em Parnaíba. “Com o esforço do governador Rafael Fonteles e o apoio do Presidente Lula, conseguimos garantir esse investimento que vai resolver de forma definitiva esse problema histórico da cidade”, afirmou.
De acordo com o Governo do Piauí, a obra tem vários benefícios: vai melhorar as condições de moradia e segurança, contribuir para a valorização urbana e para o bem-estar das comunidades afetadas.
Fonte: Governo do Estado